Dois eventos condensados em um único dia. Na quinta-feira, 30 de janeiro, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA) realizou um Seminário de Responsabilidade Técnica e uma Solenidade de Entrega de Carteiras Profissionais na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), na rodovia Ilhéus-Itabuna.

O LXIV Seminário Baiano de Responsabilidade Técnica (SBRT) foi uma iniciativa do CRMV/BA, ao ser provocado por profissionais da região para realizar uma Solenidade de Entrega de Carteiras no sul do estado.

Proativos, os Médicos-Veterinários Áquila Rhaná Ferraz e Anderson Vieira  entraram em contato com o Regional solicitando uma solenidade de entrega de carteiras de identidade profissional no sul do estado. Eles mostraram que havia um grupo significativo de médicos-veterinários e zootecnistas que iriam se beneficiar com CRMV/BA itinerante. Sensibilizados, os diretores do Conselho baiano autorizaram que a assessora técnica Isa Meireles tomasse as providências necessárias.

No decorrer dos ajustes, verificou-se que cabia a realização de um SBRT no local, proposta imediatamente acolhida pela médica-veterinária Áquila Ferraz, que junto com o médico-veterinário Anderson Vieira se tornaram os “gerentes do projeto” na Uesc, sob a orientação de Isa Meireles.

Reunindo as duas atividades, o Regional baiano  otimizou recursos financeiros,  recursos humanos e as agendas dos gestores, o presidente Altair Santana de Oliveira  e o vice-presidente, Lúcio Leopoldo Aragão da Silva, que foram os preletores.

Proteção

A colaboradora do Regional, Débora Bittencourt, que cuida do setor de Responsabilidade Técnica na Autarquia, explicou  como é simples lançar uma nova Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) on-line, detalhando que além do processo poder ser concluído no mesmo dia, o profissional fica desobrigado de ir a sede em Salvador.

Durante o SBRT, os palestrantes deram noções de legislação e de comportamento do Responsável Técnico.  Eles deixaram clara a  responsabilidade por cada ação ou omissão no exercício da função.

Na solenidade de entrega de carteiras, os profissionais ouviram informações sobre ética e sobre o funcionamento do Sistema CFMV-CRMVs, conforme estabelecido na Resolução CFMV 962/2009.

Destacando que erros profissionais ocorrem, principalmente, pela desinformação dos profissionais, o vice-presidente Lúcio Leopoldo mostrou “a importância do conhecimento das normas éticas e técnicas, para o pleno exercício da Medicina Veterinária”.

Para o presidente Altair Santana de Oliveira, “os eventos realizados contribuem enormemente para a formação continuada dos novos médicos-veterinários e zootecnistas, alertando-os para a necessidade do exercício profissional dentro dos postulados éticos e com proficiência, com conhecimento, garantindo assim a devida proteção para a sociedade, que depende que nossas atividades sejam exercidas em benefício da Saúde Única, que envolve a Saúde Animal, a Saúde Humana e a Saúde Ambiental”.

Veja as fotos do evento aqui ou aqui.

Para ter uma atividade semelhante em sua região, entre em contato por e-mail  com a Ascom do CRMV/BA  a fim de receber orientações.

Ascom CRMV/BA, 03 de janeiro de 2020

Proteção

Veja as fotos do evento aqui ou aqui.

Ascom CRMV/BA, 03 de janeiro de 2020