Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros

O trabalho do médico-veterinário militar é essencial nas Forças Armadas. Ele cuida da saúde e do bem-estar dos animais que participam das missões e garante o controle de qualidade da água e dos alimentos consumidos pelas tropas, entre outras atuações. Vamos explorar um pouco sobre a conexão entre Medicina Veterinária Militar e a saúde única, que compreende a interação entre a saúde humana, animal e ambiental?

Exército

No Exército, o médico- veterinário trabalha em quase todas as áreas de atuação da profissão; na inspeção sanitária e segurança dos alimentos e da água, na sanidade animal (cães, cavalos, animais silvestres, bubalinos), na biossegurança e defesa biológica, na reprodução e melhoramento genético de cães e cavalos, e no controle e prevenção de zoonoses e animais sinantrópicos (controle de pragas).

Além disso, esse profissional serve nos campos de instrução e centros de educação ambiental e cultural, contribuindo para a manutenção da diversidade biológica e dos recursos genéticos. O trabalho dele também colabora para a preservação e restauração da diversidade de ecossistemas naturais e preservação de espécies ameaçadas, em consonância ao conceito de saúde única.

Marinha

Na Marinha, as atividades se restringem à sanidade dos cães de emprego militar e inspeção e segurança dos alimentos e da água.

Aeronáutica

Já na Aeronáutica, além da atividade de sanidade dos cães, o médico-veterinário atua na Fazenda da Aeronáutica de Pirassununga (FAYS), em São Paulo. Ali, o oficial veterinário está presente nos cuidados sanitários e reprodutivos dos bovinos de leite e suínos de corte, sendo também responsável técnico pelo beneficiamento do leite e frigorífico.

O médico-veterinário militar contribui para garantir que os cães estejam em boas condições de saúde antes de embarcar em voos, realizando exames clínicos e acompanhando o bem-estar deles durante as missões. E é esse profissional militar também que cuida da inspeção e segurança de alimentos e da água, garantindo que a alimentação das tropas e dos animais seja segura e de qualidade.

Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros

Na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros, o médico-veterinário militar atua, principalmente, na sanidade animal, no controle de zoonoses, vetores e animais sinantrópicos. Ele realiza a vigilância epidemiológica, o diagnóstico e o controle de doenças que possam afetar tanto os animais quanto os seres humanos. Além disso, esse profissional realiza a gestão ambiental, protegendo o meio ambiente e contribuindo para a preservação dos ecossistemas.

Nas Organização das Nações Unidas (ONU), médicos-veterinários militares brasileiros atuaram na Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (MINUSTAH). Nas tropas brasileiras presentes em diversos países, suas principais atribuições eram na inspeção dos alimentos consumidos pelos militares, na biossegurança e biodefesa, bem como na prevenção e combate às zoonoses como malária, raiva e leishmaniose.

Ao longo dos anos, a Medicina Veterinária Militar evoluiu e mostrou sua importância à saúde única. O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) agradece e parabeniza esses profissionais pelo dia de hoje.

17 de junho – Dia da Medicina Veterinária Militar

Como ingressar no Exército, na Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros?

As Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) possuem médicos- veterinários em seus quadros. A diferença é que somente o Exército possui oficiais de carreira, além dos temporários. O oficial de carreira é aquele que, para ingressar, deve ser aprovado num concurso público em nível nacional. Além da prova tradicional de conhecimentos, ele passa por exames físicos. O concurso não exige especialização e o profissional poderá chegar até o posto de coronel, após 35 anos de serviço.

Já o oficial temporário passa por uma seleção regional, isto é, cada região militar faz a sua triagem, a qual geralmente consiste em provas físicas e em específicas para a especialidade; há também análise curricular. O temporário permanecerá na força por um tempo máximo de oito anos (renovados anualmente, de acordo com o seu aproveitamento profissional).

O oficial de carreira pode ser empregado em qualquer lugar do território nacional e o temporário ficará restrito à região em que concorreu.

O concurso do Exército é anual e oferece, em média, duas vagas. Após a aprovação, o profissional realiza um curso de aproximadamente oito meses, na Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército (EsSFCEx, em Salvador-BA), onde recebe instruções sobre a atividade da caserna e aprende o trabalho que exercerá no Exército.

Em seguida, ele é designado para uma organização militar, nas vagas oferecidas em todo o Brasil, pelo critério de mérito; e o melhor colocado do curso de formação escolhe onde quer atuar, entre os locais disponíveis.

Nas Polícias Militares e Corpos de Bombeiro Militares, a seleção se dá regionalmente, por concurso.

Comenda Muniz de Aragão

A Comenda Muniz de Aragão, criada pelo CFMV em 2019, é outorgada aos médicos-veterinários que tenham prestado relevantes serviços à Medicina Veterinária Militar Brasileira e ao fortalecimento da Veterinária Militar. Os indicados são avaliados por uma comissão composta por três conselheiros federais, cujo relatório conclusivo é avaliado pelo plenário da autarquia (Resolução nº 1.291, de 24 de setembro de 2019 e alterado pela Resolução CFMV nº 1.386, 16 de março de 2021).

Contribuição: Coronel veterinário veterano e vencedor da primeira Comenda Muniz de Aragão do CFMV: Francisco Augusto Pereira do Santos.