Qualificação técnica para elaboração de lácteos é tema de palestras do CRMV/BA na Fenagro 2025
5 de dezembro de 2025

Duas palestras da Comissão Estadual de Alimentos – CEA do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia – CRMV/BA foram ministradas no auditório da 34ª Feira Nacional da Agropecuária – Fenagro 2025, na última segunda-feira (1). Cerca de 25 pessoas entre estudantes, profissionais e produtores, conheceram as principais preocupações, cuidados, procedimentos e inovações para aumentar a qualidade, a produtividade e a lucratividade na elaboração de produtos lácteos.
A palestra “Higiene do campo à mesa: boas práticas que valorizam os lácteos, fidelizam clientes e elevam os lucros”, da Profa. Dra. da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB e membro da CEA, médica-veterinária Isabella de Matos Mendes da Silva (CRMV-BA 1781), distinguiu os processos de limpeza e de higienização na cadeia produtiva do leite e alertou sobre os principais alimentos causadores de surtos de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA). A professora também abordou a importância da inspeção e do controle de produtos de origem animal, especificamente os lácteos, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa, e revelou a importância de relacionar confiança, valorização, cuidado, lucro, limpeza e higiene na produção destes produtos de origem animal.
“Quando pensamos em higiene temos que fazer a correlação com o lucro. Mas antes, a gente precisa olhar, do começo ao fim, toda a cadeia produtiva do alimento, incluindo a saúde e o bem-estar animal, que impactam na produtividade, na qualidade do produto final e, consequentemente, na lucratividade, e devemos olhar também para o consumidor, para a sua educação sanitária, pois não adianta ter um cuidado imenso na produção, no transporte e chegar no consumo e botar tudo a perder”, destacou a professora Isabella.
Na palestra do Prof. Dr. da Universidade Federal da Bahia – UFBA e membro da CEA, médico-veterinário José Givanildo da Silva (CRMV-BA 7520), intitulada “Do úbere ao laticínio: detectando leite de baixa qualidade e doenças para evitar perdas e valorizar seu produto”, os participantes puderam conhecer as principais formas de detecção de doenças e como evitá-las na cadeia produtiva do leite, os testes para avaliar a qualidade do leite, a importância de fazê-los, e os cuidados no manejo dos animais de produção nas fazendas leiteiras. “A produtividade tem uma relação direta com a qualidade do leite. Se o leite sai da fazenda sem qualidade, não existe indústria que possa recuperar”, afirmou o professor Givanildo.

Representando o presidente do CRMV/BA, a assessora técnica do Regional baiano, Isa Porto, participou das palestras e destacou a importância das Comissões técnicas do Conselho estarem na Fenagro. “Dentro das Comissões temos uma variedade de temas para integrar e internalizar os assuntos relevantes para os profissionais e para a sociedade. Em nome do presidente Lúcio Leopoldo, parabenizo a Comissão de Alimentos pelas palestras de hoje e aproveitando a presença dos estudantes aqui, convido a todos, mesmo antes de se formarem, para conhecerem as nossas Comissões Técnicas e o Conselho”, declarou a assessora técnica Isa.
A presidente da CEA, Anete Lira da Cruz, considerou oportuno realizar dentro da Fenagro palestras sobre os produtos de origem animal. “Com orgulho, realizamos o primeiro evento da nova Comissão de Alimentos do CRMV/BA! Um encontro que destacou a força da cadeia produtiva do leite na Bahia e trouxe qualificação técnica com informações relevantes para produtores, profissionais e estudantes. Este é só o começo: muitos outros eventos virão, porque a área de alimentos é de extrema importância para todos os elos da comunidade e é essencial para a saúde pública. Precisamos sensibilizar todos os envolvidos para essa responsabilidade. Nosso agradecimento especial ao CRMV/BA e à Fenagro pelo apoio e pela parceria que tornaram este momento possível”, destacou a presidente da CEA.
Todos os membros da CEA participaram do evento. A Comissão de Alimentos do CRMV/BA é composta por:
Presidente
Méd.-Vet. Anete Lira da Cruz CRMV/BA 2179 VP
Membros
Méd.-Vet. Isabella Matos Mendes da Silva CRMV-BA 1781
Méd.-Vet. Lorena Ribeiro Americano da Costa CRMV-BA 3403
Méd.-Vet. Isabelle Pryscilla da Silva Viana CRMV-BA 4522
Méd.-Vet. José Givanildo da Silva CRMV-BA 7520
Clique no link e saiba mais sobre a participação do CRMV/BA na Fenagro 2025:
CRMV/BA participa da Fenagro 2025 com serviços e palestras abertas ao público – CRMV-BA
Abertura da Fenagro 2025 valoriza trabalhadores e conquistas do estado – CRMV-BA



