Realizada no dia 13 de julho de 2021, terça-feira, a  454ª Reunião Plenária Ordinária (R.P.O.) do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), tomou decisões que vão impactar a longo prazo a história do Regional.

Convidada pela presidência, a assessoria contábil do Conselho, apresentou o orçamento em vigor e detalhou as possibilidades para a  reformulação orçamentária de 2021, visando investimentos nas condições de atendimento do CRMV/BA.   O pleno acolheu, discutiu e  aprovou as alterações por unanimidade, o que pode gerar ainda mais boas novidades para os profissionais inscritos  e empresas registradas na Autarquia.

Foram analisadas e aprovadas propostas de renovação de contratos vigentes  dos serviços de telefonia  celular e móvel, avaliação de móveis, sistema de segurança, material de expediente, material gráfico, entre outros, visando a manutenção dos serviços e da estrutura física da sede.

Na análise de processos de inscrição de pessoas físicas foram aprovados 16 médicos-veterinários e uma zootecnista, sendo casos de inscrição primária, secundária, transferência ou provisória.   Já o número de registros de pessoas jurídicas foi de  30 processos aprovados.

Ainda foram votados  cancelamentos de PJ e   exclusão de débitos de PF e PJs.

O  diretor executivo Rodrigo Bittencourt comentou o evento realizado no dia 09 de julho, propondo que aqueles temas fossem inseridos na Solenidade de Entrega de Carteira Profissional, sendo de pronto apoiado pelo presidente Altair Santana.  Ele também expôs suas preocupações  com o  Projeto de Lei (PL) nº 7.036/2017, que permite o aumento de conteúdo em modalidade EaD nos cursos de Medicina Veterinária.

Servidores

Partidária de uma política de valorização dos colaboradores, a direção do Regional tomou decisões como  o recolhimento do  FGTS para comissionados, concessão  de gratificação especial para concluintes de especialização de cursos de interesse da Autarquia e falou dos resultados de uma reunião com o Sindicato dos Servidores de Conselhos e Ordens Autárquicos das Profissões Liberais no Estado da Bahia (SINSERCON-BA). Sobre essa reunião, o presidente Altair Oliveira e a secretária-geral Maria Tereza Mascarenhas pontuaram  que o sindicato elogiou a conduta do CRMV/ BA durante a pandemia, protegendo profissionais e colaboradores, sendo um exemplo para os demais conselhos de classe no estado,  ao optar pelo  trabalho remoto e pelo rodízio no atendimento ao público.

“Destaco as providências que a diretoria está implementando para  valorizar o patrimônio do CRMV-BA em prol de melhor atender aos nossos profissionais, empresas e funcionários. Enfatizo também a conclusão do Acordo Coletivo, com avanços importantes para nossos colaboradores”, disse o presidente Altair Oliveira sobre as decisões tomadas pelo pleno.

Ao final, o conselheiro José Roberto Pinho comentou alguns resultados parciais que já conseguiu com a pesquisa sobre o impacto da epidemia da  covid-19 sobre os médicos-veterinários do estado.  A pesquisa tem sido notícia da mídia baiana.