Pirataria, má administração e descarte incorreto tornam o uso equivocado de medicamentos veterinários uma ameaça à saúde única. Esse é o tema principal da Revista CFMV nº 93, já disponível no site do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

A reportagem apresenta como se precaver e para onde apontam as soluções, o que vem sendo feito e como médicos-veterinários e também zootecnistas podem atuar para combater os problemas relacionados a esses produtos.

Outros destaques são uma entrevista com a zootecnista Angela Gracindo, da comissão organizadora do Zootec 2023, que ocorre de 31 de maio a 2 de junho, em Natal (RN); e perfis de alguns longevos profissionais brasileiros que seguem atuantes, com destaque para o centenário Milton Thiago de Mello, vencedor do Prêmio Paulo Dacorso.

Para os baianos, a matéria traz um especial interesse: a presença do conselheiro do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), méd. vet. Antônio Valentim.

E nesta edição passamos a reproduzir reportagens sobre temas de interesse da Medicina Veterinária e da Zootecnia que tenham sido publicadas por universidade e instituições públicas. Apresentamos o VetPain, aplicativo que mensura dor em animais, que foi pauta do Jornal da Unesp, além de um artigo original do professor Stelio Luna, coordenador do estudo; temos ainda um texto da Agência Fiocruz de Notícias sobre estudo que atesta a segurança da vacinação contra a febre amarela em macacos.

As medidas de proteção contra a entrada da influenza aviária no país e a fiscalização como atividade primordial do Sistema CFMV/CRMVs também são temas da Revista CFMV 93, disponível no site do CFMV em formato exclusivamente digital, para ter acesso clique aqui.

Texto: CFMV, com alterações do CRMV/BA.