Vai ser realizado nos dias 17 a 20 de outubro de 2023, o oitavo Simpósio Baiano de Zootecnia (Simbazoo), na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), em Cruz das Almas, com o tema  Produção animal de baixo custo e sustentável.

Criado em 2011, o Simpósio se consolidou por discutir temas da atualidade, como a participação das mulheres no mercado de trabalho da Zootecnia, agronegócio e sustentabilidade.

“O Regional Bahia apoia a iniciativa desde a primeira edição e já estive em diversos Simbazoos e este ano eu e o presidente Altair Santana, agendamos a participação. O mais interessante é notar que o Simpósio tem um viés agregador ao reunir estudantes de várias instituições, tornando-se um espaço privilegiado para construção de conhecimento e até mesmo, de crescimento profissional futuro”, ressalta a  assessora técnica do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), zootecnista Isa Porto. A profissional foi a primeira zootecnista  a ser contratada como assessora técnica de um Regional.

O Simbazoo reúne estudantes e professores das quatro instituições de ensino da Zootecnia no estado: UFRB, IFBaiano Santa Inês, Uesb Itapetinga e Emevz- Ufba, e a edição de 2023 está sendo organizada pelas seguintes organizações: Colegiado de Zootecnia, Programa de Educação Tutorial, Diretório Acadêmico de Zootecnia, Estudantes de Zootecnia, Professores do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da UFRB.

A palestra magna vai ser ministrada pelo professor da Ufba, Gregório Miguel Ferreira de Camargo sobre o tema “Identificação política e de classe do Zootecnista”.

Inscrições podem ser feitas nesta página: https://www.ufrb.edu.br/ppgci/simbazoo

Edições realizadas:

• I Simpósio Baiano de Zootecnia e III Seminário de Produção Animal – UFRB, Cruz das Almas (2011)
  • II Simpósio Baiano de Zootecnia – UESB, Itapetinga (2013).
  • III Simpósio Baiano de Zootecnia – UFBA, Salvador (2015).
  • IV Simpósio Baiano de Zootecnia e VII Seminário de Zootecnia: Os desafios da Zootecnia no panorama atual – IFBaiano, Campus de Santa Inês (2018).
  • V Simpósio Baiano de Zootecnia – A ascensão da mulher na Zootecnia e no agronegócio rural – UFRB, Cruz das Almas (2019).
  • VI Simpósio Baiano de Zootecnia – Agronegócio: a economia do Brasil – UFBA, Salvador (2022)
  • VII Simpósio Baiano de Zootecnia – Zootecnia UESB: 40 anos construindo a nossa história – UESB, Itapetinga