A vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV-BA), Rebeca Ribeiro, representou o regional na abertura do seminário “Desenvolvimento Pessoal & Desafios pós-formatura”, realizado pelo Centro Acadêmico de Zootecnia (CAZ) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), para comemorar o Dia do Zootecnista, celebrado nesta sexta-feira (13).

O encontro reuniu profissionais da Zootecnia atuantes nas mais diversas áreas em apresentações que mostraram aos estudantes o que o mercado espera do zootecnista. Diretor da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade, Rodrigo Bittencourt destacou, em seu discurso, a amplitude e a importância dos zootecnistas na produção de alimentos e apostou na valorização do profissional como principal caminho para o reconhecimento social. “A Zootecnia hoje é uma profissão que não cabe mais nas leis vigentes devido à sua modernização e amplitude. É uma profissão belíssima, pela grandeza, pela importância e merece todas as comemorações”, pontuou.

Destacando o compromisso social do CRMV-BA, Rebeca Ribeiro lembrou a importância dos zootecnistas para a sua formação e ressaltou o papel da Zootecnia na cadeia de produção e bem-estar animal.

“Durante toda a minha vida acadêmica eu fui orientada por zootecnistas. A Zootecnia é uma profissão que capacita a gerar e a aplicar conhecimento científico no manejo e criação de animais, objetivando o aumento da produtividade. Então, é inquestionável a importância da Zootecnia para a sociedade, para o meio ambiente e para a saúde. O CRMV-BA tem o compromisso com a sociedade de regulamentar a profissão para garantir que os profissionais em atuação ajam em conformidade com a lei e dentro das linhas que preconizam a inovação, a sustentabilidade e o bem-estar animal e, por toda essa importância, o CRMV-BA reconhece, admira e parabeniza o zootecnista pelo seu dia”, sentenciou, sentenciou.

Campanha

Ainda em seu discurso, a vice-presidente apresentou a campanha comemorativa lançada pelo Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária. A campanha mostra as diferentes áreas de atuação do zootecnista e a importância dele para o agronegócio, para a sociedade e para o meio ambiente, além de destacar a vocação do profissional para a gestão do agronegócio e como o zootecnista desenvolve tecnologia no campo, trabalhando no melhoramento genético dos animais, gerenciando práticas de manejo que proporcionem o bem-estar dos animais, além de ser o responsável por elaborar uma nutrição balanceada, que atenda às necessidades de cada espécie.

“É uma campanha nacional, veiculada por todo Sistema que vai até o dia 30 de junho e conta com ações patrocinadas nas redes sociais como o Youtube, Twitter, Facebook e Instagram, além de spot para rádio e um vídeo institucional que está sendo exibido pelo Canal Rural. Aqui na Bahia o CRMV-BA ainda anunciou nos dois principais jornais em circulação no estado; em nove outdoors, sendo dois em Salvador, três em Vitória da Conquista, dois em Itapetinga e dois em Cruz das Almas e está com o spot da campanha em veiculação na rádio Band News Fm”, explicou.

Orçada nacionalmente em R$ 400 mil, a campanha intitulada “Conte com o Zootecnista”, teve ainda o investimento de R$ 30 mil do CRMV-BA para promover e divulgar a Zootecnia no estado. As peças e o conceito estão disponíveis em um hotsite exclusivo, a partir de hoje (13 de maio).

Spot