Membros da Comissão Estadual do Ensino da Zootecnia (CEEZ), do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), participaram em Itapetinga do VII Simpósio Baiano de Zootecnia (Simbazoo), realizado entre os dias 24 e 27 de outubro de 2022, na Universidade Estadual da Bahia (UESB).

Na noite de abertura, foi veiculada pela internet uma mensagem especial do presidente do Regional baiano, Altair Santana de Oliveira.  A zootecnista Isa Meireles, assessora técnica, foi convidada para compor a mesa de honra, representando o CRMV/BA.

Os zootecnistas, Alaor Maciel Jr. coordenador do evento (UESB), Renata Fróes (IF-Baiano- Santa Inês), Robson José Freitas Oliveira (UFBA) e a presidente da CEEZ Analívia Martins Barbosa (UFBA), além de participarem ativamente da programação, como membros da CEEZ, realizaram reunião para avaliações e proposição de ações, com a presença virtual de Daniela Loures (UFRB)

Evento de impacto para os cursos de graduação em Zootecnia do Estado da Bahia, o VII Simbazoo, alcançou 150 inscritos com participação efetiva.

O Simpósio contou com as presenças do Presidente e Ex-Presidente da Associação Brasileira de Zootecnia (ABZ), Marinaldo Divino Ribeiro (UFG) e  Walter Motta Ferreira (UFMG), respectivamente. Ocorreu  a participação de alunos de graduação em sua maioria, mas, também, de alunos e pós graduação, professores, pesquisadores, produtores rurais e cooperativas da região.

Construção de conhecimento

Reunir e unir as quatro instituições com curso de graduação em Zootencia da Bahia, objetivo principal do Simpósio,  foi alcançado, segundo os participantes.  Eles ainda avaliaram que o Simbazoo  permite a interação das Instituições de Ensino Superior (IES), na discussão do ensino de qualidade e aprendizagem de acordo com as necessidades do mercado profissional da área.

O Simbazoo, na sua sétima edição, proporcionou a publicação de 48 resumos científicos, 12 minicursos de diversas áreas do conhecimento zootécnico, sete palestras de interesse na área e mesa redonda para assuntos pertinentes.

Ficou definido que o próximo evento, VIII Simbazoo será realizado na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em 2023, em data a ser formalizada.

Todas as fotos são de álbuns pessoais e foram cedidas ao CRMV/BA para publicação.