25 de fevereiro de 2019

Dia 25 de fevereiro foi definido como o Dia do Agronegócio. De acordo com o Balanço Comercial do Agronegócio, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, este setor da economia somou, em janeiro deste ano, 6,63 bilhões de dólares em exportações. Um dos seus principais ramos é o de carnes, que representa 15,5% do faturamento total do agronegócio.

A Medicina Veterinária e a Zootecnia fortalecem o agronegócio, mercado responsável por um quarto do PIB brasileiro. Os Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (Sistema CFMV/CRMVs) reconhecem a relevância do setor, que ostenta dados significativos. De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Brasil usa 21,2% de suas terras para a pecuária e tem potencial para dobrar a produção, utilizando a mesma área atual. A expectativa do setor é sair de 7% para 10% do mercado de exportação global.

Por esses e outros motivos, o CFMV parabeniza todos os profissionais do setor que mais cresce no Brasil.