Lançada no dia 07 de julho, a iniciativa do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA) em unir estabelecimentos, doadores e animais em estado de vulnerabilidade registrou oficialmente o primeiro empreendimento cadastrado.

O  Grupo Animais, sediado em Lauro de Freitas, foi o primeiro a adotar a causa. Dirigido pelo médico-veterinário Maurício Nogueira,  o estabelecimento adotou o projeto desde a primeira hora, “nós aderimos ao programa porque traz a possibilidade da pessoa poder  ajudar aos animais de rua, animais  carentes,  com lisura, sabendo que os recursos que ele vai entregar vão ser realmente colocados para ajudar animais em situação de  risco. Então, logo de cara, eu vi que era um projeto sério e eu teria de contribuir com ele”, diz o empresário.

Comentando o projeto, o  presidente do CRMV/BA, Altair Santana de Oliveira, ressalta a “consciência do parceiro doador, da necessidade de contribuirmos com aqueles que se dedicam em cuidar dos animais que foram abandonados, pela importância social, ambiental e para a Saúde Única tanto para os animais que foram recolhidos, como para aqueles que estão nas ruas e que precisam de toda a ajuda possível.”

Idealizada pelo Tesoureiro do CRMV/BA, Rodrigo Bittencourt,  que já havia testado de modo piloto no Hospital Veterinário da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal da Bahia, a iniciativa facilita a logística para as pessoas físicas que desejam ajudar animais em estado de vulnerabilidade, mas não conseguem levar a doação até eles.

Bittencourt explica como funciona  “as empresas se cadastram no CRMV/BA, assinam um  Termo Jurídico, apresentam documentação, tudo dentro da legalidade e se comprometem a vender produtos a preço de custo usando um link ou whatsapp especifico”.

Ele detalha que a simplicidade do processo é nas duas pontas “o doador adquire um ticket com determinado valor que será convertido em ração e, a empresa se responsabiliza em entregar para as entidades, sem fins lucrativos de proteção animal, sob responsabilidade técnica de um Médico Veterinário.”

Amor

Ainda expondo o projeto, Rodrigo Bittencourt argumenta que “algo que é muito forte para os Médicos Veterinários e Zootecnistas é o amor e o senso de proteção e promoção do bem-estar animal. Assim, o objetivo do CRMV/BA é unir os elos desta rede da solidariedade em prol dos animais sob condições de vulnerabilidade, que passam grandes privações. Observamos que muitas pessoas têm um desejo enorme de ajudar animais em vulnerabilidade, entretanto, a pandemia em curso e o consequente isolamento social, tem limitado estas pessoas a ajudar. Neste formato da atual campanha, as doações podem ser feitas de casa, e os valores serão convertidas automaticamente em comida para estes animais em dificuldade”, conclui.

Empresários interessados em   participar enviem e-mail para Ascom do CRMV/BA para receber orientações.

Serviço

Primeiro estabelecimento a aderir o programa para ajudar animais em situação de vulnerabilidade

Quem: Grupo Animais

Localização: Lauro de Freitas