Preocupação recorrente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV-BA), a proteção aos direitos dos animais foi tema de reunião no último dia 31 de março entre o presidente do CRMV-BA, Altair Santana de Oliveira, a assessora técnica do regional, Isa Porto Meirelles, o empresário do ramo de Pet Alan Sena e Patruska Barreiro, presidente do Instituto de proteção animal que leva o nome da ativista. Entre os assuntos discutidos no encontro esteve à necessidade do Conselho da Diretoria de Proteção aos Animais de Salvador (Dipa), aprovar o regimento interno.

“Nós nos comprometemos a dar o apoio necessário, inclusive, participando da reunião marcada para o dia 1 de abril, quando o regimento foi finalmente aprovado”, explica Altair Santana.

Vinculada à Secretaria Municipal de Saúde da capital baiana, a Dipa é o órgão responsável por pesquisar, analisar, planejar e propor a implantação de serviços voltados à saúde e bem-estar dos animais domésticos, bem como inspecionar e fiscalizar locais denunciados e orientar os responsáveis sobre a prática da guarda responsável, além de coibir maus tratos e abandonos por meio de ações educativas e tem entre os representantes titulares do colegiado a presidente da Comissão de Ética, Bioética e Bem-Estar animal do CRMV-BA, a médica-veterinária Ilka Gonçalves e na suplência o médico-veterinário e ex-vice-presidente do regional, Lúcio Leopoldo Aragão Silva.