Todo evento que envolve participação e/ou uso de animais requer a contratação de um Responsável Técnico (RT), e isso vale para as exposições e mostras, tanto de pequenos quanto de grandes animais.

Artigo do médico-veterinário e presidente da Comissão de Ética e Legislação, do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Ismar Araujo de Moraes, alerta que, antes de assinar o contrato de RT, o profissional deve deixar clara a impossibilidade de exposição e/ou concurso de animais que tenham sofrido cirurgias estéticas mutilantes.

Para saber quais são essas cirurgias, as exceções e as punições cabíveis ao profissional que assina a RT do evento, leia a íntegra do artigo “As implicações éticas do responsável técnico por eventos de qualquer natureza com participação de animais”, publicado no site da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde Moraes é professor titular do Departamento de Fisiologia e Farmacologia.

Assessoria de Comunicação do CFMV