O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), Altair Santana de Oliveira está, no Rio de Janeiro, acompanhado de José Neder, coordenador do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa, da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), onde participa nesta segunda (22) e terça-feira (23), do Seminário Internacional Perto da Erradicação Regional: Meio Século de Progresso. Na sequência, nos dias 25 e 26 de abril, participa da 50ª Reunião Ordinária da Comissão Sul-Americana de Controle da Febre Aftosa (COSALFA).

A COSALFA 50 analisará a situação atual de acordo com os desafios do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA), e a expectativa é que adote resoluções que deem efetividade à cooperação técnica regional, com especial atenção aos territórios que ainda não possuem reconhecimento de status sanitário. Além disso, será feita uma atualização sobre a preparação para a fase final e o progresso do projeto Banco Regional de Antígenos/Vacinas para a Febre Aftosa.

“É muito gratificante estar aqui nestes eventos, discutindo os avanços da erradicação da febre aftosa no mundo, especialmente agora que a Bahia se tornará, a partir de 02 de maio deste ano, reconhecida nacionalmente pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), como zona livre sem vacinação. Sabemos dos desafios e das dificuldades, mas seguimos trabalhando para transformar isso em realidade. É preciso apoiar os estados nordestinos que estão precisando e a Venezuela para avançar na erradicação também, visando ampliar a proteção para os rebanhos do Brasil e da América do Sul”, destacou Altair Santana, que também está representando a Superintendência de Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (SFA-BA) nos eventos.

COSALFA – É composta por 26 representantes de 13 países da América do Sul e Panamá, sendo um representante do setor público, o Diretor do Serviço Veterinário Oficial e um representante do setor privado, ligados à mais alta entidade sindical nacional que reúne os pecuaristas. Os 13 países membros da COSALFA são: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Venezuela e Uruguai.