18 de junho de 2020

Na última semana, 41 profissionais da área de comunicação contribuíram com ideias e sugestões para a campanha nacional do Dia do Médico Veterinário deste ano, planejada para ocorrer em setembro. A reunião, organizada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), foi realizada de forma remota (on-line), com representantes de 25 estados. Ao final do encontro, formou-se um grupo de trabalho que levará às diretorias dos regionais e do Federal propostas com ações e peças publicitárias para a campanha deste ano.

Neste mês também foi retomada a produção da Revista CFMV. Os preparativos para o número 84 reuniram, cada um na sua casa, a equipe do Departamento de Comunicação e os membros do conselho editorial: o editor-chefe, Cícero Pitombo, os médicos-veterinários Marcelo Pacheco, Ligia Cantarino e o zootecnista Emanoel Barros.

O grupo debateu os temas da próxima edição, que será majoritariamente dedicada à covid-19, estabeleceu um cronograma até dezembro e discutiu possibilidades de novas ferramentas para tornar a publicação mais interativa, como vídeos e podcasts.

“A Revista CFMV deve incorporar novas formas de apresentar seu conteúdo, incrementando ainda mais qualidade à informação oferecida a médicos-veterinários e zootecnistas de todo o país. Será um processo gradual que, certamente, agradará bastante aos profissionais”, avalia Pitombo.

Tanto o CFMV quanto a maioria dos CRMVs seguem desempenhando suas funções e atendimento de forma remota, respeitando o isolamento para evitar a disseminação da doença. Veja aqui como está o funcionamento dos conselhos regionais.

Confira os depoimentos dos participantes da reunião dos comunicadores:

“Essa troca é sempre muito válida para continuarmos pensando e agindo de forma integrada. Agora, ainda mais, com os recursos da internet” – Adrielly Reis, assessora de comunicação do CRMV-RJ.

“Pensar a Medicina Veterinária enquanto sistema fortalece e reforça a importância da atuação profissional em diversas áreas da sociedade. Essa unidade só enaltece a atuação dos médicos-veterinários” – Andressa Lopes, assessora de Comunicação do CRMV-MS.

“Encontros como esse são fundamentais para a construção de um sistema integrado, que pense sobre a comunicação no âmbito da Medicina Veterinária e da Zootecnia de forma nacional, ao mesmo tempo em que preserva as características regionais” – Igor Jácome, assessor de comunicação do CRMV-RN.

“As novas tecnologias estão cada vez mais presentes nas rotinas de trabalho. No Sistema CFMV/CRMVs não poderia ser diferente. Estamos atentos a essas mudanças e trazendo-as para o nosso dia a dia, integrando ferramentas de comunicação, diminuindo distâncias e buscando soluções para problemas que fazem parte da realidade de todos nós. Aliando talentos, conhecimentos e tecnologia, faremos um trabalho ainda melhor e mais dinâmico na comunicação do sistema com médicos-veterinários, zootecnistas e sociedade” – Lucas Figueredo, assessor de comunicação do CRMV-BA.

“A união das equipes de comunicação do Sistema CFMV/CRMVs contribui muito para valorizar ainda mais o médico-veterinário e o zootecnista, pois as ações conjuntas acabam ganhando destaque. É muito valioso, para nós, participar desses momentos” – Nathália Bastos, assessora das Comissões do CRMV-RS.

“Acredito que é apenas o começo de uma tendência irreversível, que alia praticidade e resultado. A reunião on-line dos comunicadores de todo o Brasil foi muito produtiva e, apesar do grande número de participantes, não teve atropelo. A maioria falou e todos ouviram. Esse formato deve ser usado com mais frequência” – Patrícia Rodrigues, assessora de Comunicação do CRMV-SC.

“Novas rotinas de trabalho nos mostram que podemos agregar ao Sistema CFMV/CRMVs com ideias para a valorização das classes, além de mostrar as inúmeras atribuições que esses profissionais possuem. A Medicina Veterinária, por exemplo, progride da mesma forma que a Medicina humana” – Scheila Müller, assessora de Comunicação do CRMV-RR.

Assessoria de Comunicação do CFMV