Inaugurado em  20 de agosto de 1985, no distrito de Oliveira dos Campinhos em Santo Amaro, o  Centro de Desenvolvimento da Pecuária (CDP), da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (Emevz), da Universidade Federal da Bahia (Ufba), se tornou, em 35 anos  de existência, um espaço de referência  no ensino, pesquisa e extensão universitária na Buiatria e Hipiatria.

Idealizado pelo Prof. Dr. Luciano Figueiredo, em três décadas o CDP  teve papel decisivo na formação de gerações de médicos-veterinários e atendeu milhares de animais. Participantes do Programa de Residência em Clínica Médica de Ruminantes e Equídeos da Emevz/Ufba, têm, naquele espaço, possibilidade de desenvolver   a capacitação profissional teórico/prático em nível de pós-graduação. “O nosso amigo e professor Luciano Figueiredo foi um visionário, que ao chegar da Alemanha idealizou e deu vida ao CDP. Hoje, podemos afirmar que o CDP teve forte impacto na formação de centenas de profissionais, qualificando-os a uma vida de sucesso e de muita qualidade técnica”,  afirma Altair Santana, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA).

Hoje, o CDP conta com diversos serviços, como a  Clínica de Ruminantes, Clínica de Equídeos, Laboratório de Parasitologia e Patologia Clínica, Laboratório de Reprodução, Centro de Treinamento  composto por uma sala de aula, alojamento com capacidade para 30 alunos e um refeitório, Instalações de Anatomia Patológica e Isolamento, área de  infectocontagiosas/zoonóticas, além de oferecer estágios para diversas faculdades.

Fotos: Site da Emevz-Ufba

Informações:  Perfil do MV Domingos Cachineiro Dias no Facebook e site Emevz-Ufba