20 de março de 2018

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) enviou contribuições à consulta pública do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) de Instrução Normativa que aprova a lista preliminar de espécies animais domesticadas que foram introduzidas no território nacional para uso em atividades pecuárias. As contribuições foram feitas com auxílio da Comissão Técnica Assessora de Aquicultura e Pesca do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado de São Paulo (CRMV-SP). A consulta pública teve duração de 30 dias, com início no dia 25 de janeiro deste ano.

A Comissão sugeriu a inclusão de algumas espécies à lista, considerando sua importância econômica, entre elas: tilápia do Nilo, truta arco-íris, carpa comum, carpa húngara, carpa capim, carpa cabeça grande, carpa prateada, bagre americano, panga, ostra do pacífico, camarão do pacífico e rã touro.

Foram apresentadas justificativas para a inclusão de cada espécie. Por exemplo, o fato de a tilápia ser o peixe mais criado pela piscicultura no país, chegando a 45,4% da produção total. As carpas também lideram as estatísticas da produção de peixes cultivados no país e confirmam a importância da piscicultura orgânica.

Segundo a IN, a revisão da lista de referências de espécies animais introduzidas no território nacional, utilizadas nas atividades agrícolas, será definida e divulgada no site do Mapa até o dia 31 de março de cada ano.

Assessoria de Comunicação do CFMV