O Conselheiro do CRMV/BA, MV Lúcio Leopoldo, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA),  participou do II Fórum de discussão sobre os impactos do EaD na Formação em Saúde, atividade realizada no último sábado (17/03), dentro do Fórum Social Mundial, na tenda do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

O evento foi promovido pelo Fórum de Entidades de Trabalhador(as) da Saúde do Estado da Bahia e o Fórum de Conselhos Regionais das Profissões da Saúde da Bahia, e teve a presença de representantes de Conselhos, trabalhadores, professores e estudantes. Os participantes se manifestaram contrários à educação para os cursos de saúde.

Na mesa de discussões estavam representantes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Conselho Regional de Farmácia (CRF) e a Deputada Federal, Alice Portugal. O Conselheiro do CRF, José Fernando Costa, mediou a mesa.

A Conselheira Dorisdaia Humerez,  do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen),  apresentou um relatório que indica a ineficiência dos polos de cursos de graduação a distância, sem a estrutura mínima de apoio presencial.

Após as falas dos palestrantes,  foi aberta a discussão do tema. Todos consideraram que a EaD compromete a qualidade do ensino em saúde e foram dadas sugestões para que sejam criados mecanismos contra a continuidade desta modalidade de ensino.

O MV Lúcio Leopoldo considera que a atividade foi muito positiva, não apenas pela luta em sim, mas pela visibilidade alcançada dentro do Fórum Social Mundial.

ASCOM CRMV/BA com informações do COFEN, 20/03/2018

Foto cedida pelo MV Lúcio Leopoldo.