Nos dias  19 e 20 de abril de 2022 (terça e quarta-feira) os colaboradores do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA)  tiveram um “contato físico e direto” com o Planejamento Estratégico da Autarquia.

Sob os cuidados da Diretora de Comunicação, Marketing e Planejamento do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Laura Snitovsky, desde novembro do ano passado uma Comissão do Regional, presidida pela secretária-geral Maria Tereza Mascarenhas vem trabalhando no tema. Após seis meses de trabalho virtual com Snitovsky e presencial da comissão, tendo sido aprovado pelo pleno do CRMV/BA, todos os colaboradores puderam conhecer o material.

Facilidade

Ao abrir os trabalhos, o presidente Altair Santana de Oliviera falou que já participou de diversos planejamentos, mas ao acompanhar os trabalhos de Snitovsky ele assinalou que “ela fala com muita facilidade, tornando o tema árido em simples de ser compreendido por todos”.

O primeiro dia de trabalho foi reservado para a diretoria, comissão e coordenadores. No segundo dia, após apresentação do Plano, todos os colaboradores puderam se debruçar sobre as propostas de ação para o triênio 2022-2025.

“Sinto-me  grata a todos que participaram do planejamento operacional, ação que completa o Planejamento estratégico que vem sendo trabalhado há 6 meses com o apoio do CFMV. Estou muito orgulhosa do que estamos construindo, principalmente por ser um trabalho realizado por muitas mãos, sendo feito da forma mais democrática possível. Certamente os frutos deste planejamento já estão sendo colhidos para um CRMV melhor”, afirma a secretária-geral Maria Tereza Mascarenhas.

Afinco

Para facilitar a dinâmica, os colaboradores foram divididos em 04 grupos que podiam escolher livremente quais vulnerabilidades queriam dissipar.  Pensado para envolver os colaboradores,  o exercício pedia não apenas a citação do que pode ser melhorado, mas como isso vai ser feito, qual o setor ou pessoa deve se incumbir e quais os gastos que isso acarretará.  “Senti  orgulho de todos os colaboradores que participaram com afinco, o que deixou a facilitadora e toda a diretoria emocionados”, declarou Altair Santana.

Snitovsky explica que o planejamento tem três níveis distintos, o estratégico -que compete aos diretores-,  o tático -responsabilidade dos coordenadores-, e o operacional -executado por quem está na linha de frente-.  A sincronia entre os três  possibilita o sucesso da planificação.

Membro da comissão, o jornalista Lucas Figueredo deu um depoimento empolgado sobre a atividade: “(…) O próximo passo agora é organizar todas as ações operacionais propostas e definir os primeiros eixos de ação. A expectativa é grande, uma vez que são muitas as metas estipuladas, mas com o empenho e a motivação que os colaboradores demonstraram na elaboração do plano operacional serão facilmente cumpridas e possibilitará ao CRMV-BA uma melhor organização estratégica, dando mais efetividade aos trabalhos, valorizando os funcionários e cumprindo os fundamentos da administração pública moderna”, pontua.

Já na próxima quinta-feira, 28 de abril, a comissão se reune mais uma vez, desta vez com a compilação das contribuições dadas pelos colaboradores.

Ascom CRMV/BA, 26 de abril de 2022.