22 de maio de 2019

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) lança o I Ciclo de Acreditação dos Programas de Residência e Aprimoramento em Medicina Veterinária. De acordo com o edital publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (21/5), a inscrição pode ser feita no período de 3 de junho a 16 de agosto. A ideia é avaliar a qualidade dos programas e chancelar aqueles que contribuem para a melhoria contínua dos médicos-veterinários.

“O selo de acreditação do CFMV permitirá aos profissionais recém-formados a fazer uma escolha mais qualificada sobre onde se especializar”, diz o presidente da Comissão Nacional de Residência em Medicina Veterinária (CNRMV/CFMV), o médico-veterinário Fábio Manhoso.

A adesão é voluntária e podem participar as Instituições de Ensino Superior (IES) que tenham curso de Medicina Veterinária exclusivamente no período diurno. As instituições deverão comprovar que o programa de Residência funciona há, no mínimo, cinco anos; e o de Aprimoramento Profissional há, pelo menos, dez anos.

As IES interessadas devem submeter projeto pedagógico dos programas, relatório de casuística dos últimos três anos de cada programa, termo de autorização da pró-reitoria de pós-graduação, além de ficha de inscrição e termo de aceite da participação voluntária.

Após o encerramento das inscrições, o CFMV terá 90 dias para analisar as candidaturas e habilitar até cinco instituições que receberão visita in loco. Receberá o “Selo Ouro de Acreditado”, com validade de até cinco anos, o Programa de Residência ou Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária que atingir, na verificação in loco, 85% de avaliação. Já o “Selo Prata de Acreditado”, com validade de dois anos, será concedido aos programas que atingirem 75% dos pontos.

Assessoria de Comunicação do CFMV