A Comissão Estadual de Educação da Zootecnia do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), reuniu-se na última quinta-feira (27), no plenário da autarquia. Participaram os Zootecnistas Analivia Martins (UFBA), Renata Fróes (IF Santa Inês), Daniele Rebouças e Maria Vanderly Andréa, ambas da UFRB e Flávio Longui, Coordenador do curso de Zootecnia da UFBA.

Entre os pontos de pauta, a discussão do VIII Simpósio Baiano de Zootecnia (SIMBAZOO) – 2023. Além disso, a Zootecnista Analívia Martins Barbosa, presidente da Comissão, fez a apresentação do relatório do CONEX, que ela participou em Natal/RN.

Um outro tema abordado na reunião foi que a presidente irá se ausentar para fazer um Pós-Doc nos Estados Unidos e, em função disso, o professor Flávio Longui assumirá a presidência.

Formada por professores de instituições de ensino superior, a Comissão traça estratégias para aproximar o CRMV/BA da Academia. A assessora técnica do Regional baiano, zootecnista Isa Meireles acompanha os trabalhos das comissões e destaca os avanços. “Foi uma reunião extremamente produtiva, na qual a gente pode fazer um resumo da situação geral acadêmica. Hoje, segundo dados da Comissão Nacional de Ensino de Zootecnia (CNEZ), somos 40 mil zootecnistas no Brasil e já temos mais de 120 cursos específicos no país”, ressaltou.

Segundo dados oficiais do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), dos 40 mil profissionais citados pela CNEZ, estão devidamente inscritos, até maio de 2023, mais de 22 mil profissionais de zootecnistas. Na Bahia, até 26 de julho deste ano, são 669 zootecnistas inscritos.

Atualizada em 04/08/2023, às 09h27