Na quinta-feira, 18 de abril de 2024, a Comissão de Tomada de Contas (CTC), do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), reuniu-se para ouvir e analisar a prestação de contas anual da Autarquia relativa a 2023.

A prestação de contas é uma obrigação legal, e nos casos do Sistema CFMV-CRMVs deve ser encaminhada até o fim de maio ao Conselho Federal de Medicina Veterinária.

Presidente da Comissão, o  méd. vet. Willadesmon Santos da Silva avaliou que “a reunião foi muito produtiva, discutimos alguns procedimentos internos, avaliamos os demonstrativos contábeis e mecanismos que permitirão mais segurança, transparência e controle financeiro da Autarquia com foco na gestão de riscos”,

Estiveram presentes na reunião os demais membros da CTC, méd. vet. Ricardo Diniz Guerra e Silva e méd. vet. Sidney Gonçalves Gonzalez Alves, além do Diretor-Tesoureiro, méd. vet. Rui Ferreira Leal.

Esta foi a primeira reunião do ano da CTC e os membros decidiram pela necessidade de estabelecer processos padronizados para solução de pendências e rotinas de acompanhamento da gestão financeira, orçamentária e contábil. Nova reunião será realizada no mês de maio.

Assessorando a comissão participaram os colaboradores do CRMV/BA  Paula Bárbara de Jesus, contadora; Magda Fernandes, assessora técnica; e Alarico Costa,  controlador.

A Comissão Estadual de Tomada de Contas tem o encargo de estar atenta às movimentações financeiras e orçamentárias do CRMV/BA e, quando necessário, emitir pareceres e sugestões para amparar as decisões e discussões em Plenário do CRMV-BA.