Regional Bahia em ação:  na  última quinta-feira (18/04/2024), o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), Altair Santana de Oliveira e os conselheiros Rodrigo Bittencourt e Willadesmon Silva reuniram-se com o deputado federal Joseildo Ramos  (PT-BA) com extensa agenda.

Os representantes do Regional expuseram questões de interesse dos médicos-veterinários e dos zootecnistas da Bahia ao parlamentar. Na pauta a solicitação de  apoio para o Projeto de Lei  (PL) 6066, que “Dispõe sobre a instituição do piso salarial nacional de Médico Veterinário e Zootecnista e dá outras providências”.

“É necessário estabelecer um patamar de remuneração digno a estes profissionais que atuam na saúde e  bem-estar dos animais, pela saúde dos seres humanos e do meio ambiente.  Nossos parlamentares  -sem quaisquer distinções ideológicas e de forma suprapartidária- podem ser parceiros ao compreenderem como o trabalho dos médicos-veterinários e dos zootecnistas é vital para a população”, afirma Altair Oliveira.

Outras questões apresentadas a Ramos foram:  concurso público para médicos-veterinários na Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab), Secretaria do Meio Ambiente (Sema) -sendo também necessário incluir os zootecnistas-  e Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), essa última para perito.

Ainda foram solicitadas emendas parlamentares para o hospital veterinário da Universidade Federal da Bahia (Ufba) visando atendimento gratuito dentro do programa de controle populacional de cães e gatos.