A diretoria do Conselho Regional de Veterinária da Bahia (CRMV/BA) participou, nesta quinta-feira (9), de ato na sede da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab), no qual o governador Jerônimo Rodrigues anunciou a abertura de concurso público para o órgão. O anúncio atende uma solicitação antiga do Regional.

“Há 25 anos sem concurso, o governador anunciou e assinou ordem para 160 vagas, 80 para médicos veterinários. Também anunciou 55 novos veículos, 200 computadores e que haverá mais investimentos com 20 veículos, ressaltou Altair Santana de Oliveira, presidente do CRMV/BA. Além de Santana, participaram também pelo CRMV/BA, o tesoureiro Rui Leal, o conselheiro Rodrigo Bittencourt e a secretária-geral Maria Tereza Mascarenhas.

Deste total de 160 vagas, serão destinadas 120 ao cargo de fiscal estadual agropecuário (nível superior), distribuídas entre 40 vagas para agrônomos e 80 para médicos veterinários, e mais 40 vagas para técnicos em fiscalização agropecuária. O edital do concurso tem previsão de ser publicado em janeiro de 2024.

Ainda segundo o presidente do CRMV/BA, a ADAB teve pontuação excelente na avaliação do Plano de Ação do Quali-SV, que avalia as metas de todos os programas sanitários da área animal, com 92,3% concluídas e 7,7% estão em andamento normal, nenhuma em atraso. “A recuperação da ADAB nessa avaliação faz o órgão voltar aos trilhos para avançar no status sanitários, inclusive para reconhecer a BAHIA como Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação. Será realizada a última vacinação em abril/2024”, destaca. Altair Santana foi diretor da ADAB de 2007 a 2008.

Rui Leal, tesoureiro do CRMV/BA, Altair Santana, presidente do CRMV/BA, Paulo Sérgio Luz, diretor-geral da Adab, Rodrigo Bittencourt, conselheiro do CRMV/BA, Maria Tereza Mascarenhas, secretária-geral do CRMV/BA e Cláudio Lima, coordenador administrativo-financeiro da Adab

O diretor-geral da Adab, Paulo Sergio Luz, ressaltou a relevância do concurso público. “Hoje é realmente uma data histórica para essa agência. O anúncio do concurso público encheu de alegria não apenas todos os servidores, mas todos os personagens que querem fazer parte desta família adabiana, que hoje tem feito um trabalho fantástico pela nossa agropecuária. O governador está, realmente, de parabéns, ele entrou, de uma vez por todas, para a história da Adab, com um anúncio tão sonhado”, comemora.

Segundo o governador, Jerônimo Rodrigues, “o concurso visa suprir a demanda do quadro de pessoal da Adab, garantindo a manutenção dos altos padrões de excelência nas atividades do órgão. Este anúncio reforça o comprometimento do Governo da Bahia com a valorização e fortalecimento do setor agropecuário, peça fundamental na economia do estado”.

Quadro atual – A Adab conta, atualmente, com 795 servidores. Destes, 200 são concursados, 33 relotados, 11 redistribuídos da Adab, 181 cargos comissionados, 208 servidores de Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), 68 à disposição de outros órgãos, 8 cedidos de outros órgãos, 20 estagiários e 70 do programa Primeiro Emprego.

Com informações da Secom/BA

4 thoughts on “Concurso terá 80 vagas para médicos-veterinários na Adab

1. Boa tarde, gostaria de saber sobre mais um pouco a respeito do concurso da ADAB, em questão as vagas a técnicos em fiscalização agropecuária de nível médio, se só pode concorrer quem realmente é técnico em agropecuária ou no meu caso como zootecnista posso concorrer a essa vaga, já que não disponibilizaram vagas para zootecnista.

1. Caro sr Leandro,
      A Adab informou que a previsão de publicação do edital é em janeiro de 2024. Em caso de dúvidas, sugerimos que entre em contato com a Adab.
      Att.
      Ascom.