Em evento realizado em Salvador nos dias 15 a 17 de junho de 2023, a  Associação Brasileira de Andrologia Animal (Abraa), elegeu o novo presidente da entidade, o médico-veterinário Rodrigo Bittencourt.

Professor doutor e atualmente diretor da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (Emevz) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Bittencourt é conselheiro titular do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA).   Ele possui pós-doutorado pela ufba, com ênfase em biotecnologia de sêmen.

Atual vice-presidente, Bittencourt vai substituir o professor Rubens Paes de Arruda, da Universidade de São Paulo (Usp) na presidência.

“É motivo de grande honra assumir a missão de conduzir a mais importante Associação de Andrologia Animal da América Latina. Conheci a Abraa através do Professor Rubens Paes  Arruda (..) e logo na primeira edição da Reunião Anual participei como palestrante e me tornei sócio desde então. A entidade tem um modelo próprio de gestão e de execução de eventos que complementa as demais entidades da Reprodução Animal. Ela veio para somar, reunindo com perfeição a tríade campo, academia e empresas”, explica Rodrigo Bittencourt.

A nova diretoria vai exercer o biênio 2024-2025 a partir de janeiro do próximo ano: “esta nova gestão vem com objetivo de dar continuidade ao trabalho, reunindo grandes referências nacionais da Andrologia no Brasil, representantes de todas as regiões do Brasil. Acredito que faremos um belíssimo trabalho em prol da Medicina Veterinária e da Andrologia Animal, de elevada importância para os resultados da Pecuária Nacional, sistemas produtivos, mercado PET e conservação de animais silvestres ameaçados”, pontua o novo presidente.

Sindmev

Também recentemente o Sindicato dos médicos-veterinários da Bahia (Sindmev) realizou eleições.  O médico-veterinário Osvalrízio do Espírito Santo, atual presidente, foi reeleito no dia 02 de maio de 2023.

A chapa única, “Avançar e reconstruir” colocou entre seus pontos de luta a  construção de uma carreira de Estado para o médico-veterinário e a intensificação do trabalho de interiorização do Sindicato, com implantação de mais delegacias sindicais no Estado da Bahia.

“São dois profissionais pelos quais temos respeito e desejamos que tenham, cada um em sua nova missão, o mais absoluto sucesso. Sucesso que na verdade,  é uma marca das trajetórias de Dr. Rodrigo e de Dr. Osvalrízio”,  pontuou o presidente do CRMV/BA, Altair Santana.