O Departamento de Compras, Licitações e Contratos do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) destacou o trabalho do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV-BA) no gerenciamento dos processos de licitação. Em apresentação realizada na primeira Câmara Nacional de Presidentes do Sistema CFMV / CRMVs em 2023, a equipe do CFMV ressaltou que após a adesão da plataforma Comprasnet e a implantação do Planejamento das Compras Anual (PCA) o Regional baiano conseguiu realizar uma economia de R$ 458.267,87 nas licitações por pregão eletrônico e por dispensa eletrônica entre 2020 e 2022. O levantamento ainda apontou os resultados obtidos pelos regionais do Maranhão, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Juntos, os regionais geraram uma economia de mais de R$ 726 mil para o Sistema CFMV/CRMVs.

Fonte: CFMV

No período relatado, o CRMV-BA realizou 36 pregões e 10 cotações eletrônicas com um valor total estimado R$ 1.955.922,18. Contudo, o valor final das contratações foi de R$ 1.497.654,31. Ou seja, a plataforma Comprasnet gerou uma economia de 23% aos cofres públicos. “As contratações têm um valor estimado e o procedimento eletrônico estimula a concorrência, por ser uma disputa nacional, o que acaba por diminuir o valor da estimativa”, explica Michel de Lima, pregoeiro do CFMV e membro do departamento responsável pelo levantamento.

Fonte: CFMV

Coordenador do Departamento Administrativo (Depad) e pregoeiro do CRMV-BA, José Valdir Borges Pimentel, aponta que alinhada à ferramenta de compras eletrônicas encontram-se o empenho da equipe para o atingimento dos resultados e a maior transparência nas compras públicas. “A economicidade nasce da transparência. O próprio Comprasnet dá maior transparência aos processos e isso possibilita um maior número de propostas, o que, naturalmente, impacta na redução dos preços”.

O processo de compras eletrônicas no CRMV-BA foi implantado ao final de 2020, com a publicação da Instrução Normativa nº 67/2021. Em 2022, pouco mais de 95% das compras e contratos do Regional foram realizados por meio eletrônico. Apesar da maior transparência e economicidade, as compras eletrônicas possuem alguns pontos que necessitam de maior atenção, conforme indica o coordenador do Depad.

“Temos observado essa economicidade desde 2020, quando foi realizada a troca do mobiliário do Conselho e mais recentemente na licitação para instalação da energia solar, quando a diferença entre o valor estimado e a contratação final foi de quase cinquenta por cento. Entretanto, o nosso desafio agora está em avaliar os resultados práticos dessa economia em que pese o custo e benefício. É a isso que vamos nos dedicar a partir de agora e assim, além da economicidade, possamos também mensurar e garantir o princípio da eficiência”, finaliza.