Assédio Moral no Trabalho foi o tema da palestra que os diretores, conselheiros e funcionários do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV-BA) assistiram na manhã de terça-feira (28), no auditório da Autarquia.

Ministrada pelo juiz do trabalho Gabriel Callado, a apresentação mostrou aos funcionários as situações que podem ser consideradas como assédio moral, sexual e psicológico e também os caminhos para representação de denúncias. A atividade faz parte de uma série de ações do CRMV-BA para inibir as práticas de assédio moral e sexual na instituição e celebrou o mês da mulher no Regional.

Com pouco mais de uma hora e meia de duração, a palestra também foi assistida por professores e outros funcionários da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal da Bahia, por solicitação do conselheiro efetivo do CRMV-BA e diretor da unidade, Rodrigo Bittencourt.

“É uma honra e satisfação poder falar de um tema importante com instituições tão relevantes como o Conselho Regional de Medicina Veterinária e a escola de Medicina Veterinária da Ufba. É um tema fundamental que qualquer corporação e ambiente onde se estabelecem relações de trabalho deve, realmente, ter atenção a esse tema”, apontou o magistrado.

Presidente do CRMV-BA, Altair Santana de Oliveira, destacou a importância da atividade e ressaltou o compromisso do Conselho no combate e prevenção ao assédio no ambiente de trabalho. “Essa ação faz parte do TAC que temos com o Ministério Público, mas não é só por isso que realizamos. Fazemos isso porque entendemos que o Conselho tem o dever de discutir essa questão”, frisou.

O processo de transformação social e a atuação da justiça nos casos de assedio, sobretudo contra a mulher, foram apontados pela secretária-geral do Regional, Maria Tereza Mascarenhas, como pontos fundamentais para a avanço das discussões sobre o tema. “Fico muito feliz de saber que nós mulheres hoje podemos contar com a justiça e não precisamos mais contar apenas com pais, irmãos ou maridos valentes para nos defender dessas situações”, pontuou.

Eleição de nova ouvidora interna

Durante o evento, os funcionários elegeram a colaboradora Daiane Oliveira como nova ouvidora interna. Ela será a responsável em receber as reclamações, denúncias e elogios a respeito das questões internas do Regional.