O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), vai ser representado pelo Conselheiro MV Lúcio Aragão, no Fórum Social Mundial, (FSM) a ser realizado em Salvador nos dias 13 a 17 de março de 2018.

O professor e médico veterinário  participa do movimento que defende  que os cursos de graduação na área de saúde sejam presenciais, iniciativa dos Conselhos Profissionais na área de saúde.

Durante o FMS vai ser realizado o II Fórum de Discussão sobre os Impactos do EaD na Formação em Saúde visando esclarecer as pessoas quanto aos riscos que a educação a distância  podem trazer para os profissionais que vão cuidar da saúde das pessoas. A atividade está marcada para o dia 17 de março, na Tenda do Conselho Nacional de Saúde no Pavilhão de Aulas da Federação, Campus da Universidade Federal da Bahia em Ondina.

Representantes de três segmentos (parlamento, educação e jurídico), terão vinte minutos cada um para explanar o tema.

O professor Lúcio Aragão também participou do primeiro Fórum de Discussão sobre o Impacto do EaD na Formação em Saúde, realizado no dia 22 de julho de 2017, na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e vem cooperando em todas as reuniões do grupo de Conselhos.

Defensora da qualidade do ensino superior em geral e da Medicina Veterinária e da Zootecnia em particular, a MV Ana Elisa Almeida, presidente do CRMV/BA, apoia a  mobilização explicando que a formação do médico veterinário depende da vivência em laboratórios, clínicas e hospitais universitários.

O posicionamento do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) tem sido favorável à educação presencial nos cursos da área de saúde, como pode ser visto aqui.

Sobre o Fórum Social Mundial

O FSM foi realizando pela primeira  em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, entre os dias 25 a 30 de janeiro de 2001, em contraponto ao Fórum Econômico de Davos, na Suiça, tendo reunido cerca de 20 mil pessoas.

As edições de 2002, 2003 e 2005 também foram realizadas em Porto Alegre. Em 2004 o evento foi sediado em Mumbai na índia. Em 2006 os participantes se reuniram em três continentes: Bamako (Mali – África), Caracas (Venezuela – América) e Karachi (Paquistão – Ásia) e em 2007 no Quênia. Depois disso, os organizadores decidiram sediar o Fórum em diversos locais do mundo simultaneamente.

Mais informações  sobre o FMS 2018 em Salvador podem ser lidas aqui   ou no site do evento e as inscrições pode ser feitas aqui.

A programação pode ser conferida aqui.

Ascom CRMV/BA, 09 de março de 2018.