O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia, CRMV/BA, a Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia, SMVBA, o Curso de Medicina Veterinária da União Metropolitana de Educação e Cultura, UNIME e a Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal da Bahia, EMVZ-UFBA, com o apoio da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia, SEAGRI e do SINCAR, Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados, trazem pela primeira vez a exposição “O Corpo Animal” – Museu da Anatomia Veterinária e Zootecnia.

A exposição é temporária e  gratuita a todos os frequentadores do parque durante a FENAGRO 2017.

As peças da exposição provocam a curiosidade de crianças e adultos, pois a maioria deles tem a oportunidade de ver algo semelhante pela primeira vez: são esqueletos, animais taxidermizados, órgãos e estruturas anatômicas de animais vertebrados. O acervo, que pertence ao Museu de Anatomia Veterinária da UNIME – Lauro de Freitas BA, e a Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFBA, tem até um  leão.

Os visitantes são recebidos por alunos dos cursos de Medicina Veterinária e de Zootecnia, que explicam de modo científico, porém acessível, sobre os métodos de conservação, sobre a anatomia dos animais e principalmente, às perguntas que o público faz sobre a semelhança entre o homem e os demais animais. A maioria fica surpresa ao ser informada sobre a compatibilidade do coração humano com o coração suíno.

Na abertura da feira, no domingo, o vice-governador João Leão, visitou a mostra (veja foto abaixo).

Vice-governador João Leão participa da abertura oficial da Fenagro 2017.
Foto: Camila Souza/GOVBA

Como Presidente do CRMVBA e Professora de Anatomia Veterinária da EMVZ-UFBA, a médica veterinária Ana Elisa Almeida enfatiza: “A Exposição se constitui numa oportunidade inédita de aprendizado, onde o público poderá conhecer de forma didática e lúdica a constituição anatômica do organismo animal, principalmente daqueles que estarão durante toda a semana em exposição, ao vivo, nos diversos pavilhões do Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, despertando vocações para futuros profissionais nas áreas das ciências Veterinária e Biológica”.

Próximo ao stand-museu, está a casa do veterinário, da Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia. O local está aberto  aos visitantes  durante  a FENAGRO . Lá foi montada uma mesa sobre Inspeção, na qual as pessoas podem ver os produtos de origem animal que são fiscalizados por médicos veterinários antes de serem liberados para consumo humano.