Com a presença da Assessora Técnica do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/BA), zoot. Isa Meireles, de professores e da comunidade estudantil foi aberta na noite de quarta-feira, 09 de maio,  na Reitoria da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), a Semana Acadêmica de Zootecnia no campus de Cruz das Almas.

Iniciando o evento,  a Professora Doutora, zoot. Ana Lúcia A. Santana fez uma palestra sobre o tema do evento, “A contribuição da Zootecnia na produção nacional”. Fortemente ancorada em dados e números, a jovem profissional trouxe informações de como o ensino da Zootecnia no país ajudou a melhorar os índices da produção brasileira.

Segundo a Dra. Ana Lúcia Santana, nos anos 1980, a participação da agropecuária no Produto Interno Bruto (PIB) era menos de 10% e alcançou 23,5% no ano passado.

Após a palestra, foi aberta uma mesa redonda da qual fizeram parte a Dra. Ana Lúcia Santana, a professora Dra. Zoot. Maria Vanderly Andrea, a M.e. Zoot. Isa Porto Meireles, assessora técnica do CRMV/BA e o professor doutor Zoot. Ossival Lolato Ribeiro (esquerda para direita na foto acima). A ajuda do professor Ossival com detalhes como a reserva do auditório e solicitação de ônibus, foi lembrada pelos alunos.  Em sua fala, Isa Meireles pontuou a necessidade dos próprios zootecnistas se imporem, valorizando seu o trabalho. Ao finalizar, convidou todos os profissionais a se unirem no CRMV/BA, pois só com a união, acredita, “nossa voz poderá ser ouvida”.

Na manhã do segundo dia (quinta-feira, 10 de maio) o evento prosseguiu com a palestra da Dra. Zoot. Kaliane Oliveira que discorreu sobre “Melhoramento genético de búfalo”.  Foram apresentadas as principais raças criadas no Brasil, sua adaptação, cruzamentos etc. A doutora também falou sobre os principais locais de pesquisa genética do animal no país e ainda tocou em pontos nevrálgicos da criação: o gargalo da distribuição e também da ausência do hábito cultural de consumir a carne e os produtos derivados do rebanho bubalino.

Na sequência, a mestranda em nutrição de monogástricos,  Zoot. Tamara Damasceno Pedrosa abordou o tema “Uso de fibras na alimentação de peixes”.

A particularidade do evento, ressaltou professora Dra. Zoot. Maria Vanderly Andrea, em conversa informal,  foi que ele foi totalmente gerido pelos estudantes do diretório acadêmico (D.A.).

Membro do D.A. a estudante do 6º semestre de Zootecnia, Mariana Dantas Pina dos Santos (foto acima), destacou a grande procura pelos mini-cursos, inclusive por estudantes de outras graduações, como agronomia.  O primeiro a ter as vagas esgotadas foi “Inseminação em Caprinos”. Na sequência, o mini-curso sobre “Palma forrageira” também atraiu a atenção dos estudantes, esgotando rapidamente as trinta vagas disponíveis.

A semana acadêmica foi a primeira experiência dela na equipe organizadora de um evento deste porte e a estudante disse que foi um desafio trabalhar com o pouco que tem e que os resultados  e o trabalho conjunto a deixaram satisfeita.

Alunos da comissão organizadora,
professor Ossival Lolato (terno preto ),
professora Maria Vanderly Andrea (blazer rosa)
e a assessora técnica do CRMV/BA, Isa Meireles

O secretário de eventos e extensão do D.A.  e mestre de cerimônia da Semana Acadêmica, Manoel Falcão Neto (foto abaixo), afirma que  “o evento foi um sucesso. Alcançou o público alvo, aproximando os participantes e  trazendo temas atuais. Além de nos mostrar o papel do zootecnista no implemento da produção animal.”

Ascom CRMV/BA