Os Conselheiros e Diretores do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV-BA) participaram nesta quarta-feira (25) de treinamento sobre a admissibilidade e a condução dos julgamentos de processos ético-profissionais (PEP). A atividade teve a facilitação do médico-veterinário e ex-presidente do regional, Lúcio Leopoldo Aragão Silva e da coordenadora do gabinete Andrêssa Cavalcante.

De acordo com Lucio Leopoldo, o treinamento é importante para atender à grande demanda de processos éticos no regional. “Como talvez, o processo ético profissional seja o último instante em que o Conselho cumpre o seu papel de órgão fiscalizador, que tem também o dever de julgar e punir, esse treinamento permitiu consignar dúvidas e informações, levando esclarecimentos de como melhor aproveitar essa ferramenta que é o de processo ético-profissional e dá mais segurança aos novos conselheiros e diretores que estão pela primeira vez investidos nessa situação funcional”, pontua.

Na avaliação de Ricardo Guerra, conselheiro efetivo do CRMV-BA, o treinamento, além de apresentar o rito sobre como os processos devem ser conduzidos também permitirá que os processos éticos sejam julgados de maneira justa e imparcial. “Como médico-veterinário a gente precisa ter uma imparcialidade no processo e conhecer todas essas etapas técnicas e o embasamento da legislação vai fazer com que a gente faça um trabalho muito mais imparcial e muito mais justo. Então, acho que essa é a fundamentação desse trabalho bastante interessante”, afirma.

Rebeca Ribeiro, vice-presidente do CRMV-BA, explica que o treinamento teve a finalidade de promover a harmonização nos procedimentos adotados pela atual Diretoria e Conselheiros na tramitação dos processos éticos profissionais, visando o fiel cumprimento da Resolução Nº 1.330/2020, do Conselho Federal de Medicina Veterinária, norma de fundamental importância e alinhada às demandas contemporâneas. “Entendemos que o objetivo foi alcançado com sucesso, com importantes discussões técnicas sendo suscitadas entre os participantes, conclui.