Desde outubro de 2023, quando encaminhou a primeira remessa de cédulas de identificação profissional, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), já disponibilizou 1.208 unidades do documento para os inscritos no Regional Bahia.  Os interessados são avisados pelo Cadastro de Pessoa Física  por e-mail.

Até o momento, 129 profissionais vieram à sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA) para a retirada do documento, que pode ser feita mediante procuração com firma reconhecida em cartório.

Entre eles, na última quarta-feira (31/01/2024), a médica-veterinária Lavínia Quaresma teve acesso a sua identificação profissional. A entrega foi realizada pelo presidente do CRMV/BA,  Altair Santana de Oliveira.

Acompanhada pelo pai, o também  médico-veterinário Ivan Quaresma, Lavínia falou do sentimento de estar recebendo o documento:  “é realizador [este momento]. Vir com  meu pai também é realizador, é emocionante”, disse a nova inscrita no Regional Bahia, que revelou interesse por clínica de pequenos e também por concursos públicos na área.

Inscrito há 46 anos no CRMV/BA e carregando a honra de ter sido o primeiro diretor da primeira faculdade de Zootecnia da Bahia, a da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Ivan Quaresma se mostrou orgulhoso pela conquista da filha. Ele destacou também a admiração e estima que o une a Altair Santana: “desde garotinho, ele estudava muito e brilhou muito e vem brilhando na Medicina Veterinária (….). Lembro de certa vez, o então governador Jaques Wagner disse que Altair era o melhor quadro da Secretaria de Agricultura, em solenidade de entrega de veículos quando ele era diretor da Adab [Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia]”.

Emocionado com a visita Altair Santana  declarou:  “Ivan foi exemplo para mim, sou médico-veterinário por causa de Ivan (…), estou aqui por conta dele, que me recebeu na casa dele, me educou e me orientou na vida: um pai para  mim. Tenho muita gratidão e admiração pela pessoa e pelo profissional”. Ele lembrou ainda a Lavínia que a sede do CRMV/BA “é a casa dos médicos-veterinários e dos zootecnistas”.

Recadastramento

Quem está ingressando no Sistema CFMV-CRMVs a partir de janeiro de 2023 vai ter acesso à cédula de plástico e  à e-cip, carteira virtual disponível no Siscad após a participação na solenidade de entrega de carteiras.

Para os antigos portadores da cédula ainda em papel, é necessário se recadastrar para acessar os dois novos formatos do documento.

No portal do Regional Bahia tem uma seção especial com orientações, tutoriais, esclarecimentos sobre todas as fases para envio de documentos. E importante: para estas pessoas, o recadastramento é totalmente sem custo até o final deste ano (2024).

E ainda: tudo pode ser feito sem precisar sair de casa, direto no computador.