A estudante Luana Stephanie da Silva, do curso de Zootecnia do Instituto Federal Baiano, campus Santa Inês, foi classificada, na categoria individual veterana, para a etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Zootecnia. Essa é a primeira vez que um universitário do estado consegue passar para essa fase. A competição é promovida pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ).

Luana da Silva, aluna de Zootecnia do IFBaiano, campus Santa Inês

Até agora, a estudante tem tido uma rotina de estudos pesada. Mas, os estudos têm sido recompensados, ela já chegou na última etapa da competição. “Estou me preparando respondendo provas das edições anteriores, dou ênfase aos temas em que já vi durante a graduação para acertar o máximo de questões de temas que já conheço. Além disso, busco temas ligados a atualidades do mercado e faço leituras e quiz de assuntos que tenho dificuldade ou não vi em sala de aula” declara, Luana.

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), Altair Santa de Oliveira, ressaltou o feito da estudante como sendo ainda mais especial neste mês dedicado às mulheres. “Tenho dito sempre que nossas profissionais vão alcançar tudo que almejarem. A nossa presidente do CFMV, Ana Elisa Almeida, está aí para comprovar e essa jovem Luana da Silva, com sua dedicação à Zootecnia pode ir muito longe também. Estou torcendo para que ela traga o prêmio para nosso estado”, disse.

Na edição deste ano, foram aplicadas as provas da etapa estadual (dias 27 e 28 de fevereiro) e no dia 12 de março houve a divulgação dos resultados da etapa estadual. A professora do curso de Zootecnia do IF Baiano e orientadora das Olimpíadas, Renata Froes relata sua satisfação nessa conquista. Para ela, poder avançar para a etapa nacional e concorrer com grandes escolas de Zootecnia do Brasil, destaca positivamente o nome da Instituição e da Zootecnia baiana.

“É muito gratificante ver nossos estudantes se destacando e avançando em seleções tão representativas da Zootecnia. Já nos sentimos vitoriosas, até aqui, Luana foi impecável nas etapas que passou. E se a gente trouxer o prêmio para o estado então, será uma grande festa”, destaca. Renata Froes também é membro da Comissão de Educação em Zootecnia do CRMV/BA

Objetivos – Entre os objetivos das Olimpíadas está descobrir jovens com talento e aptidões para o estudo da Zootecnia; incentivar o interesse pela profissão e permitir aos estudantes aplicar seus conhecimentos e habilidades no desenvolvimento científico, tecnológico e inovador, contribuindo para a sociedade; promover a integração entre as pessoas e as instituições de ensino ligadas a Zootecnia, exercitando o espírito olímpico; aproximar a ABZ dos estudantes por meio de atividades formativas e integradoras; e estimular a melhoria da qualidade do ensino em Zootecnia no país.