Seguindo o propósito de investir na qualificação dos profissionais e atendendo às solicitações dos mesmos para realização de eventos na área de marketing e gestão, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), realizou na última quinta-feira, 19 de agosto, uma palestra virtual com o administrador de empresas e consultor Antonio Carlos Araújo.

Realizado à  noite, para facilitar o acesso das pessoas que trabalham durante o dia, o evento teve como e-anfitrião o diretor executivo do CRMV/BA, médico-veterinário Rodrigo Bittencourt, que explica o motivo do empenho do Conselho com esses temas:  “em minha visão, a Academia não forma profissionais com a visão de gestão  das suas vidas profissionais  e das suas futuras empresas.  Isso tem levado a um insucesso profissional devido ao desconhecimento dos números, dos valores, das demandas para se iniciar um projeto e tocá-lo,  e também o descarrilamento de carreira: o  profissional tem dificuldade nas bases de gestão das ciências que não foram ofertadas  na Academia, habilidades específicas relacionadas à inteligência emocional  e relação interpessoal.  A gestão de carreira exige conhecimento dos números, da demanda do mercado  consumidor, o estudo técnico e também autoconhecimento e inteligência emocional”.

Iniciando sua participação, Araújo convidou os participantes a refletirem como os seus negócios foram constituídos e provocou perguntando “seu negócio oferece algo irresistível?”, levando-os a questionar sobre a capacidade de encantar o cliente diariamente.

Pontuando que agenda cheia não significa sucesso financeiro, alertou para a necessidade de alinhamento de expectativas, e como funciona a mente do empreendedor e do empresário, que parecem ser a mesma coisa, mas divergem na visão e propósito.

Defendendo um desempenho calcado em pesquisas, dados e elementos concretos, Araújo afirmou que empreender não se trata de dom, mas de um gesto planejado.   “Qualquer empreendimento, ou iniciativa de gestão de carreira, necessita independentemente da linha de tempo em que se analisa o negócio, de um referencial de valor. Quanto vale o meu negócio? Essa reflexão precisa ser feita sempre. Quer seja para validar o que foi planejado, quer seja para justificar o esforço que se faz diariamente na manutenção da engrenagem”, ensina.

Ao final do evento, já durante as perguntas, ele respondeu como alavancar um negócio que está estagnado e como fazer uma pesquisa de prospecção do mercado.

Explicou ainda que dinheiro gasto em pesquisa é investimento, é ganho em conhecimento.  Ele sorteou duas bolsas do seu curso, que devem ser usadas até o dia 20 de setembro pelas médicas-veterinárias ganhadoras.

Sobre o uso inteligente, organizado e atraente das redes sociais, o palestrante advertiu  que curtidas não paga boletos. Tem que ser ético no que postar e ter uma linha editorial clara nas postagens.

Parceira do CRMV/BA desde julho de 2019, a empresa fundada pelo palestrante, Diagnosis Consultoria, (@diagnosis.ce) é focada em profissionais liberais.  Além dela, o  Regional baiano também tem parcerias com escolas, universidades, planos de saúde e muitas outras empresas.

Ascom CRMV/BA