Foi aberto nesta manhã em Salvador o 1° Workshop – Jumentos do Brasil: Futuro sustentável, promovido pela Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (Emevz), da Universidade Federal da Bahia (Ufba), com a presença de palestrantes internacionais.

Com apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), o evento se propõe a uma discussão sob os principais impactos socioeconômicos, segurança sanitária, papel ecológico, conservação e sustentabilidade no século XXI.

Na formação da mesa de honra, estiveram presentes, entre outras personalidades, o diretor financeiro do CRMV/BA, Rui Ferreira Leal e o conselheiro Rodrigo Bittencourt, que é diretor da Emevz. Também ligados ao Regional baiano, estavam presentes na plateia o conselheiro José Roberto Pinho, palestrante do evento e o membro da nossa Comissão de Saúde Única, Argeu Bruni. A coordenadora e idealizadora do evento, zootecnista Chiara Albano é membro da Comissão Estadual de Ética, Bioética e Bem-Estar Animal (COMEEBB), do Regional Baiano.

O diretor do CRMV/BA destacou que este tema “deve ser muito debatido, não existem soluções prontas ou soluções que contemplem a todos, temos que buscar soluções para sustentabilidade da espécie, com apoio de toda a sociedade constituída na busca de sua preservação, interação com o meio ambiente, na garantia sanitária, com vista a cadeia da equideocultura e a Saúde Pública ”, acredita Rui Leal.

Primeiro palestrante da manhã, representante da entidade inglesa Donkey Sanctuary, Eduardo Santurtun Oliveros (México), explanou sobre o tema “Indícios da Contribuição ecológica dos jumentos em biomas onde a espécie é considerada exótica”. Como suporte de sua argumentação, ele mostrou um vídeo no qual esses animais são capazes de encontrar água em desertos e possibilitar, inclusive a dessedentação de animais silvestres.

Bastante aguardado pelo público, o médico-veterinário, professor doutor Adroaldo Jose Zanella falou sobre o abandono que impele os animais para locais como rodovias, provocando acidentes. Ele mostrou uma pesquisa feita na USP sobre a diminuição de acidentes com capivaras na rodovia Anhanguera, tendo como medida a plantação de grama que esses animais gostam de comer, evitando assim que fiquem errantes em busca de comida. Para o pesquisador e conservacionista, um conjunto de medidas com soluções semelhantes pode ser pensando em relação aos jumentos.

À tarde, entre outros palestrantes, o médico-veterinário José Roberto Pinho, do Ministério da Defesa e  conselheiro do CRMV/BA discorreu sobre os aspectos sanitários na cadeira de produção de jumentos no Brasil.

Para ver mais fotos, clique aqui.