A Medicina Veterinária de Santa Catarina perdeu um dos seus nomes mais ilustres na última quarta-feira (03). Aos 86 anos, o Médico Veterinário Abel Just, faleceu em decorrência de uma neoplasia de pele.

Um dos fundadores do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina (CRMV-SC) e o primeiro Presidente da casa (1969/1972) ele estaria entre os profissionais homenageados pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina no próximo dia 15 de outubro pelos 50 anos de regulamentação da Medicina Veterinária.

Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1961, retornou para Santa Catarina no ano seguinte e começou sua carreira em Araranguá, com atividade de campo na Secretaria da Agricultura. Em 1964 foi transferido para Florianópolis onde assumiu a Coordenação de Defesa Sanitária Animal, cargo que assumiu com muita dedicação e responsabilidade por mais de 30 anos até sua aposentadoria. Abel sempre foi um dos nomes mais citados em homenagens referentes ao privilegiado status sanitário de Santa Catarina, único Estado brasileiro livre de febre aftosa sem vacinação.

Numa entrevista ao CRMV-SC em 2011 falou sobre os avanços da profissão … “ no passado a faculdade ensinava basicamente a tratar a doença dos animais, hoje nossa atuação é fundamental na saúde pública, para a execução de programas de sanidade, fomento e melhoramento tecnológico, genética, medicamentos e vacinas. Nossa profissão tem um reconhecimento muito maior, seja na área social, econômica ou política”, afirmou”.