02 de abril de 2019

O Brasil registra mais de 700 mil acidentes de trabalho, anualmente, desde 2010, conforme dados divulgados pela Previdência Social, ocupando o 4º lugar no ranking mundial de acidentes fatais ocupacionais, segundo informações da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Cerca de duas milhões de pessoas morrem todo ano por conta de doenças profissionais no mundo. De acordo com dados do Ministério Público do Trabalho (MPT), em 2018, as despesas com acidentes de trabalho somaram quase R$ 800 milhões e, entre 2012 e 2017, somaram R$ 26 bilhões para a Previdência Social.

Esse contexto motivou a criação no Brasil, em 2014, do movimento Abril Verde, pelo Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado do Paraná (Sintespar). O mês foi escolhido devido à comemoração do Dia Mundial da Saúde (7 de abril) e do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28 de abril). Este último se refere a uma data estabelecida por sindicatos do Canadá, após um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado de Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, celebra-se na mesma data o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, criado pela Lei nº 11.121/2005.

Em 2019, o rompimento da barragem de Brumadinho, que até o presente momento contabiliza 217 mortos, se tornou o maior acidente de trabalho da história do Brasil. Um estudo elaborado por David Bartram, do Grupo de Saúde Mental da Universidade de Southampton School of Medicine (Inglaterra), concluiu que médicos-veterinários têm uma taxa de suicídio quatro vezes superior à população geral e duas vezes superior a outras profissões. A principal causa apontada é a Síndrome de Burnout, que é definida em linhas gerais como uma síndrome psicológica oriunda da exposição prolongada aos estressores do ambiente de trabalho. A prevenção é a forma mais efetiva de combatê-la.

Síndrome de Burnout, estresse laboral, novas diretrizes curriculares estão no centro da programação do XXIV Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária (Senemev), nos dias 6 e 7 de maio, em Brasília, e está com inscrições abertas.

Entenda

A cor verde é associada ao movimento por ser característica da área de saúde. Os principais objetivos do movimento Abril Verde são:

• Amparar vítimas de acidentes de trabalho;

• Avaliar possíveis riscos e incentivar mais investimentos em segurança;

• Conscientizar sobre a importância da saúde e segurança no trabalho;

• Debater sobre as competências e responsabilidades de cada agente, como governo, empregador, trabalhador etc.;

• Esclarecer dúvidas quanto aos procedimentos e legislação referentes à Saúde e Segurança no Trabalho;

• Estimular a cultura preventiva;

• Incentivar campanhas de conscientização e engajar todas as pessoas na causa;

• Promover maior qualidade de vida para os colaboradores e sociedade;

• Reduzir significativamente o número de acidentes de trabalho em todos os setores.

Assessoria de Comunicação do CFMV