Transparência e não obscuridade é o valor que norteia e anima as ações, projetos e programas executados por esta Autarquia, fato esse de conhecimento público, inclusive pelos colegas zootecnistas que integram esta Casa. Senão, vejamos:

Nos últimos dias, o movimento denominado “Nação Zootecnia” deu início ao recolhimento de assinaturas de profissionais e estudantes zootecnistas para repudiar documento, dito obscuro, que estaria sendo produzido pelo CFMV com a finalidade de prejudicar e marginalizar essa nobre profissão, a partir do menoscabo de suas habilidades. Segundo o movimento, o documento não teria amparo técnico nem legal.

Lamentável!

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), por suas comissões assessoras, deu início ao estudo e elaboração de Manual de Responsabilidade Técnica das profissões de médico-veterinário e zootecnista.

O estudo, capitaneado pela Comissão Nacional de Responsabilidade Técnica (CONRET/CFMV), composta também por zootecnista, resultou na elaboração de minuta que, após ciência, análise e pronunciamentos de médicos-veterinários e zootecnistas integrantes de comissões assessoras, foi e está submetido à análise e considerações dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs), inclusive conselheiros e membros de comissões assessoras compostas por médicos-veterinários e zootecnistas. Em seguida e oportunamente, a proposta do manual será submetida a consulta pública a toda a sociedade.

O CFMV, assim, ao prestar tais esclarecimentos, repudia de modo veemente a postura adotada por pessoas que, movidas por aspirações pessoais, alteram a verdade dos fatos e prejudicam o espírito democrático de estudo e elaboração de normas.

O CFMV, também, convida toda a comunidade profissional e acadêmica para, tão logo a minuta do Manual seja submetida a consulta pública, analisá-la e contribuir para a definição das regras técnicas de atuação de ambas as profissões.

Com total respaldo técnico e jurídico, o resultado desse trabalho será consolidado em uma resolução.

Conselho Federal de Medicina Veterinária