Com pesar, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado  da Bahia (CRMV/BA), registra o falecimento do ex-ministro Alysson Paolinelli aos 86 anos na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Nascido na cidade de Bambuí- MG, o engenheiro agrônomo teve atuação marcante no setor agropecuário, elevando o país a um patamar que ainda não havia sido alcançado. Formou-se  em 1959 na  Escola Superior de Agricultura de Lavras e especializou-se em pesquisas da agricultura no cerrado.

Ocupou diversos cargos públicos em Minas Gerais, sendo secretário de Agricultura  e deputado federal.

“Perdemos o  maior Ministro da Agricultura de todos os tempos”,  externou o presidente do CRMV/BA Altair Santana.

Alysson Paolinelli foi indicado ao Nobel da Paz por duas vezes (2021 e 2022), e em 2006 recebeu o prêmio The World Food Prize por incentivar a agricultura tropical brasileira aumentando a oferta de alimentos no mundo.

Em sua gestão (1974 a 1979) como ministro do presidente Ernesto Geisel , estruturou a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), sendo um entusiasta  da tecnologia e da inovação em projetos e pesquisas agrícolas.

Desde 2022  era presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho).  Paolinelli  faria 87 anos no próximo dia 10 de julho.