Com profundo pesar, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA),  recebeu a notícia do falecimento do professor Heitor Dourado Portella Póvoas, em 20 de fevereiro de 2022.

Inscrito neste Regional deste junho de 1970, ou seja, quase 52 anos, ele foi um dos mais brilhantes professores da Escola de Veterinária da Universidade Federal da Bahia (Ufba), sendo contratado ainda em 1960 e onde trabalhou até 1989.

Como acadêmico, colaborou para o projeto e construção do Centro de Criação de Animais de Laboratório da Ufba, sendo um dos seus Diretores. Também foi Professor do Curso de Medicina Veterinária da União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime).

Em 2012, ele fez questão de participar das eleições do CRMV/BA triênio 2013-2016.

Professor Heitor Póvoas era  referência no estudo da avicultura na Bahia. Ao tomar conhecimento do falecimento, o presidente do CRMV/BA Altair Santana de Oliveira manifestou seu pesar e destacou que foi “um dos grandes professores que tive”.

Ele era membro da Academia Baiana de Medicina Veterinária (Abamev), tendo ingressado na agremiação em setembro de 2001.

Aos enlutados, a solidariedade do CRMV/BA.

(com informações da Abamev)