O resultado de uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 44,3% dos domicílios do país possuem pelo menos um cachorro. São cerca de em 52,2 milhões deste animal em lares brasileiros. Já a população de gatos em domicílios brasileiros foi estimada em 22,1 milhões, o que representa aproximadamente 1,9 gato por domicílio que tem esse animal de companhia.

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) alerta sobre a campanha “Novembro Azul”, que é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata no homem. Na Medicina Veterinária, a data também é uma oportunidade para alertar os tutores de pets sobre a saúde do sistema reprodutor dos cães e gatos machos.

Diferentemente do ser humano, o câncer de próstata não é tão frequente em cães e gatos. No entanto, a hiperplasia prostática é muito comum, causando muitos transtornos e sofrimento aos pets. Acomete os animais com mais frequência, com idade a partir de 6 a 7 anos. Nos cães, os tumores testiculares, são mais comuns.

O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura da doença e pode ser realizado através de exames de sangue, urina, raio x, biópsia e principalmente ultrassom. A prevenção é a maneira mais eficaz e com possibilidade de cura para contribuir com a saúde dos pets, principalmente se eles forem animais idosos. O principal tratamento para hiperplasia prostática benigna inclui além da medicação específica, a castração dos animais. Já para o câncer de próstata, o tratamento é sempre cirúrgico e quimioterápico.

Assim, é sempre bom ficar atento e procurar um médico veterinário ao detectar algumas das situações abaixo nos pets:

Perda de apetite

Micção frequente

Tenesmo urinário (esforço para urinar, com pouco sucesso)

Constipação

Bolo fecal de formato irregular

Urina sanguinolenta

As consultas periódicas ao médico veterinário são muito importantes para diagnosticar o câncer de próstata e outras doenças, mesmo se o animal não estiver apresentando sintomas e a castração precoce é a melhor prevenção.

O CFMV apoia as ações de conscientização dos proprietários em relação aos cuidados necessários para minimizar os riscos da doença, bem como dos médicos veterinários em garantir que todas as informações sejam disponibilizadas de forma clara e segura à população.

Assessoria de Comunicação do CFMV

Perda de apetite

Micção frequente

Tenesmo urinário (esforço para urinar, com pouco sucesso)