Revista CFMV 88 destaca modernização de zoológicos e aquários

Cada vez mais, zoológicos e aquários brasileiros buscam modernização, visando deixar de ser simples espaços para a exposição de animais ao público. Esse é o tema da reportagem de capa da Revista CFMV 88, que mostra que, por meio da promoção de bem-estar animal, da gestão estratégica, de projetos de conservação, pesquisa e educação ambiental, essas instituições se tornam não só ambientes melhores, como também se tornam suportes fundamentais para a preservação de espécies, sejam elas nativas ou não.

Como complemento à reportagem principal, há uma entrevista com o médico-veterinário e biólogo Sávio Freire Bruno, que atua em projetos de conservação em vida livre, mas destaca a importância dos zoológicos para a fauna in situ. O conteúdo completo da entrevista pode ser conferido aqui. O material fecha com o artigo O poder do plano de população institucional em equipamentos que manejam fauna selvagem, gentilmente cedido pelo médico-veterinário Gerson Norberto e pela bióloga Anna Cecília Leite Santos.

O cuidado com o meio ambiente, por sinal, é um dos motivos do crescimento do interesse pela pecuária orgânica, tema da entrevista com a médica-veterinária Angela Escosteguy, presidente da Comissão Pecuária Orgânica do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul. Ela conta que a pecuária extensiva bem manejada fornece trabalho e alimento de alto valor nutricional a milhares de pessoas e é aliada para a sobrevivência dos biomas e dos animais silvestres.

A participação do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR) na elaboração das Diretrizes para o transporte de animais de companhia (cães e gatos) em veículos automotores, o prêmio a um jovem médico-veterinário da Bahia, além das novidades dos CRMVs e a cobertura do II Seminário Muniz de Aragão de Medicina Veterinária Militar complementam o conteúdo editorial da Revista CFMV 88.

Já no Suplemento Científico, os quatro artigos discorrem sobre os seguintes temas: Medicina Veterinária Legal, bioterismo (uma revisão histórica), Zootecnia (nutrição de ruminantes) e coturnicultura. Para encerrar, o médico-veterinário Augusto Rennan Rocha Severo dos Santos conta sobre a criação e atuação do Afrovet, coletivo que reúne estudantes e profissionais visando dar-lhes mais visibilidade e combater o racismo.

Deu vontade de ler? Então, não perca! Acesse a Revista CFMV 88 diretamente no site do Conselho Federal de Medicina Veterinária!

Assessoria de Comunicação do CFMV (com alterações da Ascom CRMV/BA)