Em uma solenidade cercada de  emoção, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), fez a inauguração oficial da sede totalmente renovada no dia 19 de novembro de 2021, sexta-feira.

Presidentes e representantes de Conselhos de todas as regiões do país, diretores, conselheiros e colaboradores do Regional Bahia, autoridades locais, profissionais e parentes de pessoas que foram homenageadas estavam presentes.

Fizeram parte da mesa de honra o presidente do Regional Bahia, anfitrião do evento, Altair Santana de Oliveira, a vice-presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Ana Elisa Almeida, Alisson Gonçalves, -representando  o Secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura João Carlos Oliveira da Silva-, Joaquim Sampaio -representando a Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA/ Mapa)-, Oziel Alves de Oliveira, Diretor Geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Josélio de Andrade Moura – Presidente da Academia Brasileira de Medicina Veterinária (Abramvet)-, Lisandra Dornelles, presidente do CRMV/RS, -representando os demais Regionais- e  Paulo Emílio de Vinháes Torres -Presidente da Academia Baiana de Medicina Veterinária (ABAMEV) e também representando o Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária, Carlos Alberto Bastos Reis-.

Os participantes da mesa de honra tiveram a oportunidade de falar, após as boas-vindas do presidente do Regional baiano.

Filho de Dr. Geraldo Cézar de Vinháes Torres, homenageado com o nome da sede,  o médico-veterinário Paulo Emílio Torres discorreu emocionado sobre a figura paterna.

Baiano, o presidente da Academia Brasileira de Medicina Veterinária (Abramvet), Josélio de Andrade Moura, foi o responsável pela palestra com o tema A Importância do Médico-Veterinário e do Zootecnista para o desenvolvimento do país.

Após a palestra,  o presidente da comissão que acompanhou as obras, o vice-presidente da Autarquia, Lúcio Leopoldo Aragão da Silva   recebeu uma homenagem especial do Conselho.

Na mesma oportunidade, de surpresa, os colaboradores fizeram uma homenagem ao presidente Altair Santana.

O descerramento da placa com o nome e fotografia do Dr. Geraldo Cézar de Vinháes Torres foi  feita pela vice-presidente do CFMV, Ana Elisa Almeida, amiga do homenageado e  pelo  filho, médico-veterinário Paulo Emílio de Vinháes Torres, acompanhado da esposa dele, Luciana,  e por Hilton Fontes de Lacerda Neto, neto de Dr. Geraldo.

Em consulta às instituições que representam a Medicina Veterinária no estado, a escolha entre outros perfis, o nome do Dr. Geraldo Torres foi unânime.

Realizada a inauguração geral, o presidente convidou a todos para a inauguração da nova sala plenária, que leva o nome do professor e  ex-presidente do CRMV/BA, Ardson José Leal. Com emoção, a solenidade teve a presença do filhos dele, médico-veterinário Luiz Augusto Leal (à direita) e Paulo Leal (à esquerda), este último acompanhado pela esposa, Gláucia Leal. Os netos do homenageado, Luiz Enrique Paiva Matos (filho de Luiz Augusto) e   Ardson José Leal Neto (filho de Paulo), estudantes de Medicina Veterinária, também participaram do momento solene.

“Sinto-me muito feliz de entregar essa grande obra de reforma e a total renovação do mobiliário do nosso querido Conselho, foi uma grande honra também receber tantos convidados ilustres, profissionais e nossos colaboradores, e ser homenageado por eles, como prova de que formamos todos uma grande e harmoniosa família. Por fim, poder homenagear dois ícones da Medicina Veterinária baiana e brasileira, que foram meus mestres e tive a sorte de conviver, que felicidade!”, disse o presidente do CRMV/BA, Altair Santana de Oliveira.  Ele fez questão de nomear as pessoas que lideraram a reforma: “agradecimentos especiais ao vice-presidente, Dr. Lúcio Leopoldo e aos funcionários José Valdir Borges Pimentel, Leonardo Rutz  e Rafael Farias, que tiveram uma dedicação destacada pela realização da obra, meu sincero reconhecimento”, concluiu.

Dedicação quase diária

“Aceitei a presidência da Comissão ciente que era grande o desafio, além de ser minha primeira experiência voltada para uma obra dessa natureza, desse porte. Podemos destacar o projeto que buscou requalificar toda a estrutura física da sede, foi um grande trabalho, exigiu da Comissão, principalmente do colaborador José Valdir Borges Pimentel, uma dedicação quase diária para que os serviços fossem realizados dentro do padrão esperado”, disse o presidente da comissão que acompanhou as obras,  vice-presidente da Autarquia, Lúcio Leopoldo Aragão da Silva.  Sobre ver o prédio pronto, ele disse “tenho o sentimento de dever cumprido, pois podemos realizar isso, oferecendo maior conforto, maior estrutura e harmonia, inclusive com preocupações ambientais, como uso intenso da luminosidade natural. Poder receber os colegas e autoridades nesta nova sede foi um prazer e uma honra”, declarou.

Prodes

Após 14 meses de reforma interna, externa e aquisição de mobiliário, o prédio foi adequado às necessidades de funcionamento para atendimento de profissionais inscritos e empresas registradas. Também foram observadas as demandas de acessibilidade para portadores de necessidades especiais, com espaço de circulação para cadeirantes, por exemplo.

Além de usar recursos próprios, a Autarquia teve ajuda do Programa de Desenvolvimento para os CRMVs (Prodes), do Conselho Federal de Medicina Veterinária. Para ser aprovado, o Regional que pleiteia deve apresentar um projeto embasado em normas técnicas e legais e toda a documentação – inclusive contábil- atualizada, segundo a Resolução CFMV  nº 1.283/2019. “Eu acrescentaria que Dr. Francisco Cavalcanti teve muita atenção com a Bahia, motivo pelo qual o CRMV-BA agradece muito toda a ajuda financeira do CFMV”, lembrou o presidente do Regional baiano.

Fotos: @kira_fotografia
Texto: Ascom CRMV/BA.