O Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (CFMV/CRMVs) lamenta o rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ocorrido na sexta-feira (25). O CRMV-MG está mobilizado para prestar apoio com força-tarefa de médicos-veterinários experientes em situações de desastres ambientais.

Resgate

A área ainda está instável e há risco de rompimento de outra barragem. Por isso, a orientação do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, para o momento, é que nenhum médico-veterinário ou zootecnista voluntário vá até o local, em virtude das complexidades das operações.

O CRMV-MG ressalta que sua equipe de profissionais enviada ao local aguarda a liberação para iniciar os trabalhos de socorro aos animais.

Os profissionais estão preparados para atender aos animais atingidos, sobretudo os de grande porte, uma vez que a região possui propriedades que exercem atividade pecuária.

O CRMV-MG dispõe de uma equipe de médicos-veterinários experientes em situações de desastre, que atuou, inclusive, no rompimento das barragens em Mariana e nas inundações do município de Rio Casca.

O Conselho conta, inclusive, com o apoio da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de Minas Gerais (Anclivepa Minas), que esteve reunida com a equipe do CRMV-MG, na manhã de domingo (27), para avaliar ações de complementação ao trabalho desenvolvido pelos profissionais que atuam no desastre de Brumadinho, além de planejar as estratégias para o resgate dos animais atingidos pelo rompimento da barragem.

Voluntariado e doações

O CRMV-MG agradece a todos os que se solidarizam com a causa animal neste desastre. A mobilização da classe profissional foi tamanha que o CRMV-MG recebeu cerca de mil contatos de médicos-veterinários e zootecnistas de todo o país disponibilizando-se para realizar trabalho voluntário, além de doações de inúmeros insumos veterinários e outros materiais.

Para esse primeiro momento, as doações são suficientes e estão temporariamente suspensas. Caso haja a necessidade de mais profissionais ou de doações para os trabalhos, o CRMV-MG divulgará por meio de seu portal e de suas redes sociais.

CFMV

Presidente da Comissão de Medicina Veterinária Legal do CFMV, o médico-veterinário Sérvio Reis é perito criminal oficial e foi convocado pela Polícia Federal para compor a equipe deslocada até Brumadinho na manhã de sábado (26), com o objetivo de promover as perícias e demais diligências necessárias para a apuração do caso.

O Sistema CFMV/CRMVs se solidariza com as famílias que sofrem com a perda de amigos e parentes e está à disposição para apoiar os órgãos que trabalham na busca por sobreviventes.

Assessoria de Comunicação do CFMV, com informações da Assessoria de Comunicação do CRMV-MG.