Neste dia 13 de maio é comemorado o Dia do Zootecnista e para marcar a data o Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária lançou, na última semana, uma campanha publicitária nacional de valorização dos profissionais. O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA) participa com uma ampla divulgação no estado.

Este ano, foram utilizados personagens reais nas peças, dando um destaque àqueles que trabalham para o bom desenvolvimento sustentável da agropecuária, o bem-estar animal e na garantia de alimentos seguros para a população. Foi escolhido um profissional por região para participar da campanha. Pelo Nordeste, a zootecnista Safira Valença Bispo, de Pernambuco, estampará as peças publicitárias. Estão previstas peças de outdoor, campanhas em jornais, TV, rádio e mídias para redes sociais.

“O zootecnista é o profissional que garante uma produção animal com melhoramento genético do animal, com alimentação adequada e equilibrada, com boas pastagens e obtendo com o conjunto da obra resultados com altos índices de produtividade”, ressalta o presidente do Regional Bahia, Altair Santana de Oliveira.

O zootecnista tem ainda um papel extremamente relevante no ciclo produtivo da cadeia agropecuária, desde a seleção e melhoramento genético dos animais, passando pela elaboração de programas de alimentação e manejo, até a comercialização dos produtos. Também pode atuar na área de pesquisa, desenvolvendo novas tecnologias que visam aprimorar o desempenho dos animais, bem como a qualidade e segurança dos alimentos de origem animal.

Além disso, o zootecnista é responsável por promover o bem-estar dos animais, garantindo condições adequadas de vida e prevenção de enfermidades, o que também contribui para a produção de alimentos de qualidade, sem comprometer a saúde dos consumidores.

Histórico – Em 4 de dezembro de 1968, foi sancionada a Lei nº 5.550, que dispõe sobre o exercício da profissão de zootecnista. O primeiro curso de Zootecnia no Brasil havia sido criado dois anos antes, na Pontifícia Universidade Católica de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, no dia 13 de maio, data em que se comemora o Dia do Zootecnista. O avanço do agronegócio colocou o Brasil numa condição de destaque na produção de alimentos no mundo e, sem sombra de dúvidas, o zootecnista tem papel fundamental na produção de proteína animal, manejo de animais domésticos, selvagens, de companhia e lazer.