A Academia Baiana de Medicina Veterinária (Abamev), está completando 22 anos de fundação no dia 09 de setembro. Marcando a data, a entidade formulou um texto no qual resgata e registra o histórico da instituição.

REGISTROS HISTÓRICOS DA ACADEMIA BAIANA DE MEDICINA VETERINÁRIA

Por muitos anos a classe médica veterinária baiana sonhava, esta é a palavra certa, em fundar a sua Academia, a fim de que fosse resgatada a memória da Medicina Veterinária da Bahia.

Este sonho foi concretizado graças ao idealismo do então Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV-BA), o médico-veterinário José Balduíno Moscoso de Medeiros Netto, que não mediu esforços para a criação desta Academia. A ele juntou- se o não menos idealista Professor Geraldo Cézar de Vinháes Torres.

Para concretizar o trabalho que vinha se realizando há anos, o citado Presidente do Conselho Regional instituiu, através da Portaria nº 2 de 9 de junho de 1999, a Comissão de Estudos e Gestões com a finalidade de elaborar o Estatuto, Regimento Interno e demais normas da futura entidade.

A Comissão foi constituída pelos médicos-veterinários Eliel Judson Duarte de Pinheiro, Eulógio Moreira Caldas, Geraldo Cézar de Vinháes Torres, José Alberto da Silva Lira e Wilma de Albuquerque Franco, como sua Presidente.

Coube também à Comissão de Estudos e Gestões indicar ao Conselho Regional os nomes dos médicos-veterinários a serem homenageados como Patronos das quinze primeiras Cadeiras.

São Patronos desta Academia, pioneiros da Medicina Veterinária na Bahia, os médicos-veterinários: Alberto Soares da Silva Vasconcelos, Alfredo Neto Formozinho, Aluysio Lobato Valle, Francisco Salles de Almeida, Fúlvio José Alice, Jayme de Oliveira, Joaquim Laurentino de Medeiros, Mauro Ferreira de Camargo, Milton Lourenço dos Santos, Moacyr Dunham de Moura Costa, Nelson Baeta Alvim, Osvaldo Alves de Carvalho, Raimundo Lima Ribeiro, Renato Rodenburg de Medeiros Netto e Waldemar Dórea de Araújo Bastos.

Contando com a colaboração da Academia Brasileira de Medicina Veterinária e da Academia Paranaense de Medicina Veterinária, a Comissão concluiu o trabalho no tempo previsto, possibilitando que esta Academia fosse instalada durante as comemorações do Dia do Médico-Veterinário. Assim, no dia 9 de setembro de 1999, através da Portaria no 006/99 do CRMV-BA, foi criada a Academia Baiana de Medicina Veterinária (ABAMEV), como também foi aprovado o Estatuto da ABAMEV elaborado pela Comissão de Estudos e Gestões (Portaria no 007/99 do CRMV-BA).

Nessa mesma data ocorreu a solenidade de instalação e investidura dos primeiros oito Acadêmicos Titulares Fundadores – indicados através da Portaria no 008/99 do CRMV-BA – uma cerimônia inolvidável para a Medicina Veterinária da Bahia que foi realizada na sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia.