Integrantes da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI-BA) participaram, neste domingo (5) em Juazeiro, no norte da Bahia, da 48ª etapa do programa de proteção ao Velho Chico e seus povos. As ações de fiscalização em campo começam nesta segunda-feira (06), com a participação de 40 órgãos federais, estaduais e municipais, bem como entidades da área do meio ambiente. Dez municípios vão ser fiscalizados.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA) participa mais uma vez: “temos compromisso com o meio ambiente, um dos pilares da saúde única, e estar na FPI, além de uma responsabilidade é uma satisfação para nosso Regional”, explica o presidente do CRMV/BA, Altair Santana.

Além de fiscalização, a FPI também tem caráter preventivo e educativo, com o objetivo de orientar e implementar medidas de preservação ao meio ambiente e recursos hídricos. Ao longo dos próximos dias, serão realizadas diversas palestras sobre gestão das águas, patrimônio cultural, combate aos impactos dos agrotóxicos, regularização ambiental das propriedades rurais, bem como campanhas de entrega voluntária de animais silvestres criados ilegalmente.