11 de dezembro de 2017- Por Carolina Menkes

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) esteve presente no V Encontro Nacional de Defesa de Sanidade Animal (Endesa 2017), realizado de 4 a 8 de dezembro, em Belém (PA). O evento teve como tema “Serviço Veterinário Brasileiro: Em busca da Sustentabilidade” e foi promovido pelo Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa.

O presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, participou de mesa redonda no dia 6 de dezembro sobre a elaboração de uma moção com apontamentos para assegurar a sustentabilidade do Serviço Veterinário Brasileiro. A moção foi apresentada no último dia do evento (8/12).

Já a representante do CFMV na Comissão Intersetorial de Vigilância Sanitária e Farmacoepidemiologia do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Silvana Gorniak, moderou sessão plenária sobre resistência aos antimicrobianos. “O médico veterinário é o único profissional que faz a interface entre a saúde dos homens e dos animais e esse talvez seja o maior problema que temos hoje no que se refere à saúde humana”, afirmou.

Foto: Endesa 2017

Gorniak explicou a forte correlação entre seu uso em animais de produção e o surgimento de bactérias resistentes que podem comprometer a saúde humana. “Quando há o uso correto dos antimicrobianos, fica claro o retardamento do aparecimento dessa resistência”, constatou.

Em sua fala, a representante do CFMV também ressaltou a responsabilidade e o desafio do médico veterinário nesse sentido. “Temos colaborado ativamente nesse enfrentamento, por exemplo, cobrando o receituário veterinário para prescrição de antimicrobianos, fomentando a capacitação profissional, questionando a abertura incessante de cursos de Medicina Veterinária no país e cobrando a lista de antimicrobianos registrados no site do Mapa, entre outras ações”, listou.

Durante o V Endesa, o CFMV se mostrou disposto e aberto a colaborar com outros órgãos e entidades que atuam no enfrentamento do problema, como a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), o Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

CFMV e Mapa firmam acordo de cooperação técnica durante V Endesa

Mapa lança Programa de Prevenção e Controle de Antimicrobianos