O 4º Fórum das Comissões Nacional e Regional de Animais Silvestres, realizado nos dias 22 e 23 de setembro de 2022, contribuiu para ampliar as conexões entre as comissões dos Regionais e do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

Na pauta, os médicos-veterinários se detiveram em dois eixos centrais: tráfico  e atropelamento de fauna.

Na manhã do primeiro dia, os participantes puderam assistir à palestra sobre  o tráfico de animais selvagens ministrada pelo  médico-veterinário Daniel Ambrózio da Rocha Vilela, professor universitário e analista ambiental do IBAMA desde 2002.

A presidente da Comissão Regional de Animais Silvestres (Crasma) do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), Débora Malta, esteve ativamente nas discussões durante os dois dias do evento.

“Temos o propósito de ajustar as atividades das comissões regionais e nacional  em torno de temas em comum, respeitando, porém, as especificidades regionais”, contou Malta ao analisar o evento.

Altair Santana de Oliveira, presidente do CRMV/BA também assistiu ao evento. Na oportunidade ele manteve diversos contatos com a diretoria do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), como a vice-presidente Ana Elisa Almeida.

Além da Bahia, representantes dos Regionais de Alagoas, Ceará, Pernambuco (nordeste), São Paulo (sudeste), Roraima, Pará, Tocantins (norte), Goiás, Mato Grosso (centro-oeste),  Santa Catarina e Paraná (sul),  tiveram oportunidade de relatar suas ações. Falando pela Bahia, Débora Malta contabilizou atividades como evento virtual, entrevistas para a mídia local e a elaboração de um Manual, em fase de conclusão.