Buscando fortalecer a fiscalização do CRMV-BA, o Núcleo de Apoio aos Regionais (NAR) do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) realizou visita assistida ao Regional entre os dias 10 e 14 de abril. A visita é mais uma etapa do Treinamento de Fiscalização do Sistema CFMV/CRMVs que tem sido realizado pelo NAR com apoio do Grupo de Trabalho de Fiscalização (GTF) do CFMV.

Desde 2021 os fiscais têm recebido treinamentos presenciais e on-line promovidos pelo CFMV que visam o alinhamento das ações e normas aplicadas, dando assim uma unidade nas fiscalizações do Sistema.

“Ao longo desses dias acompanhamos os fiscais e avaliamos como eles têm implantado as orientações passadas nos treinamentos e como podemos desenvolver e ampliar o potencial das fiscalizações de maneira a assegurar o cumprimento da legislação e a oferecer garantias à sociedade de que os produtos comercializados e os serviços prestados pelos profissionais e empresas estão em consonância com os padrões de qualidade e segurança”, destaca Igor Andrade, coordenador do NAR.

Vice-presidente do Regional e responsável pela equipe de fiscalização do CRMV-BA, Rebeca Dantas explica que a partir das discussões realizadas com o NAR a intenção é construir em conjunto um planejamento de fiscalização baseado em riscos, estratégias e prioridades e avalia a visita e o entrosamento com o CFMV como fatores estruturantes importantes para as atividades fiscalizadoras.

“A visita do NAR ao Regional é sempre muito bem-vinda. A possibilidade de discussão de temas pertinentes às atividades de fiscalização, junto ao Federal, é benéfica e traz, como consequência, o aprimoramento dos procedimentos, visando sempre a proteção da sociedade e a prestação de um serviço de excelência, pontua.”

Uma nova visita deve ser realizada entre os dias 2 e 5 de maio para elaboração conjunta, entre o NAR e o setor de Fiscalização do Regional, de uma rota de trabalho a ser realizada pelos fiscais em 2023. Antes disso, no dia 19 de abril, os fiscais e a vice-presidente participam de uma reunião de alinhamento sobre o Inofisc, Sistema Nacional de Fiscalização que deverá ser adotado na Bahia.