O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV-BA) publicou no último dia 31, o relatório de gestão relativo ao exercício de 2022. O documento está disponível na seção de Transparência do site da Autarquia e, mais do que uma prestação de contas aos órgãos de controle interno e externo, é um instrumento de informação à sociedade sobre a atuação da instituição.
O relatório publicado mostra a visão estratégica do CRMV-BA, aponta para a retomada do crescimento após o período mais critico da pandemia e foca nos resultados que o Regional atingiu durante o exercício.

Fiscalização

Em 2022 o CRMV-BA fiscalizou 848 estabelecimentos em 51 cidades baianas com a apuração de 54 denúncias e a fiscalização foi responsável por 5,13% das inscrições de novas empresas de um total de 429 e de 5,9% de um total de 2.084 das novas Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) homologadas no CRMV-BA durante o exercício.

Arrecadação

Em uma comparação com o exercício anterior, o CRMV-BA registrou um crescimento de 11,67% na arrecadação financeira em 2022. O resultado, fruto de um trabalho ativo realizado pelo departamento responsável, demonstra um equilíbrio nas contas da Autarquia.

Gestão

Para agilizar a tramitação dos processos, o CRMV-BA aderiu, em maio de 2022, ao Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN-Mossoró). O Sistema foi implantado no regional após um convênio firmado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) para facilitar a gestão eletrônica das informações administrativas dentro da autarquia. O Regional também finalizou o processo para implantação de energia solar fotovoltaica na sede. A estimativa é que, após a implantação, até 90% da energia utilizada na entidade seja gerada de forma limpa. O investimento gerará, em longo prazo, uma economia média de pouco mais de oitocentos mil reais em consumo de energia elétrica para o CRMV-BA.

Inscrições e registros

O ano de 2022 também registrou um crescimento no número de profissionais inscritos com a chegada de 751 novos médicos-veterinários e zootecnistas. O número é 16% maior que o registrado em 2021. Também cresceu o número de empresas registradas no CRMV-BA. Ao todo, foram 429 novos registros de pessoa jurídica, o que representa 12% de crescimento, se comparado com 2021. O crescimento no número de empresas reflete diretamente nas Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), que saltaram quase 15% entre 2021 e 2022.

Inadimplência e cancelamentos de registros e inscrições

O crescimento vertiginoso dos cursos de Medicina Veterinária que implicou na elevação do número de novos profissionais inscritos também foi responsável pela ampliação da inadimplência e cancelamentos de inscrições e registros no CRMV-BA em 2022. Só o número de cancelamento de inscrições foi 54% maior que no exercício de 2021. Já a inadimplência registrou percentuais de 23% entre os profissionais e 45% entre as empresas.

Eventos e Comunicação

Ao longo do ano de 2022, o CRMV-BA realizou seis eventos de formação e atualização para médicos-veterinários e zootecnistas, um seminário de Responsabilidade Técnica, participou e apoiou 20 eventos técnicos-científico e investiu em campanhas de valorização de grande importância como as que comemoraram o dia do zootecnista, as ações informativas veiculadas no rádio e o programa #Saúde, exibido na TV Band, posicionando positivamente o médico-veterinário e o zootecnista junto à imprensa e a sociedade baiana. O Regional ainda implantou o CRMV- Educa, projeto de educação continuada voltado ao profissional com foco na proteção da sociedade e na qualidade dos serviços prestados pelos médicos-veterinários e zootecnistas.